Biologia das Plantas
Código
0105834Créditos ECTS
6Objetivos
O objetivo geral da unidade curricular é o estudo da enorme diversidade no mundo vegetal nomeadamente nos briófitos, pteridófitos e espermatófitos. Os alunos devem compreender a importância das plantas aos mais variados níveis sendo capazes de reconhecer as semelhanças e a variabilidade nos principais grupos taxonómicos. Nestes, para além das características gerais, são estudados alguns táxones representativos. São estabelecidos 3 resultados de aprendizagem gerais, transversais aos conteúdos: 1) identificar e descrever a diversidade morfológica, ecológica e reprodutiva dos principais grupos taxonómicos de plantas; 2) conhecer e descrever os processos evolutivos e a classificação taxonómica adotada para os organismos em estudo; 3) reconhecer a importância dos briófitos e das plantas vasculares no funcionamento dos ecossistemas, bem como o seu potencial económico. Os alunos também deverão desenvolver competências na pesquisa bibliográfica, capacidade de síntese e exposição oral e escrita
Programa
1. Briófitos e Pteridófitos
Características gerais
Reprodução e ciclo de vida
Estudo do gametófito e do esporófito
Diversidade. Musgos, hepáticas e antocerotas. Pteridófitos do tipo Rhynia, Psilófitos, Licófitos, Calamófitos e Filicófitos
Ecologia e importância económica
2. Espermatófitos
2.1.Gimnospérmicas
Características gerais
Reprodução e ciclo de vida
Diversidade. Gimnospérmicas primitivas (pré-fanerogâmica); gimnospérmicas evoluídas e muito evoluídas
2.2.Angiospérmicas
Características gerais
Significado e importância do ovário, fruto e semente. Dupla fecundação
Ciclo de vida
Diversidade morfológica, biológica, de formas de vida e de desenvolvimento
Mecanismos de dispersão de frutos e sementes
Monocotiledóneas e Eudicotiledóneas. Principais famílias com interesse económico
Práticas:
Diversidade estrutural e funcional. Principais adaptações da raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores com base nas Floras disponíveis
Métodos de Ensino
As aulas teóricas procuram estimular a compreensão e a integração dos conhecimentos e a memorização a longo prazo. A participação do aluno é encorajada: a) no sentido de perspetivar a matéria, facilitando a integração dos conhecimentos; b) colocando e solicitando questões aos alunos e discutindo as respostas.
Nas aulas práticas procura-se desenvolver a capacidade de identificar, interpretar e descrever formas de adaptação estrutural e reprodutora dos diversos órgãos vegetais aos mais variados habitats. Igual enfase é colocada na descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores.
Bibliografia
BELL, P.R. & HEMSLEY, A. R., 2000. Green Plants: Their Origin and Diversity. Cambridge Univ Press.
GALKO, F. D., 2003. Flowering Plant. Heinemann Publishers.
GIBSON, J. P. & GIBSON, T. R., 2007. Plant Diversity. Chelsea House Publishers.
INGROUILLE, M. J. & EDDIE, B., 2006. Plants. Diversity and Evolution. Cambridge Univ Press
OLIVEIRA, J. N. B., 2014. Introdução ao Estudo dos Briófitos. Edição do Autor, P Delgada.
OLIVEIRA, J. N. B., 2002. Noções Sumárias sobre Morfologia, Biologia e Sistemática dos Pteridófitos. Rel. e Comunicações Dep. Biologia Univ. Açores, P Delgada.
OLIVEIRA, J. N. B., 1991. Aspectos Pouco Comuns da Morfologia das Plantas Superiores. Universidade dos Açores, P Delgada.
PELT, J-M, 2000. A Mais Bela História das Plantas. Edições Asa.
RAVEN, P. H., EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E., 2007. Biologia Vegetal. Editora Guanabara
STRASBURGER, E., FITTING,J., SIERP, A., HARDE, R. & FIRBAS, F., 2004. Tratado de Botânica. Editorial Marin, Barcelona.
Método de Avaliação
- Componente prática - 25 %
- Componente teórica - 75 %