Dinâmica Populacional
Código
0105937Créditos ECTS
3Objetivos
1. Identificar a tendência para o crescimento exponencial das populações biológicas e explicar as respetivas causas e consequências
2. Indicar os modelos clássicos da disciplina, explicando as respetivas vantagens e desvantagens.
3. Identificar e descrever os principais mecanismos de regulação e controle do efetivo populacional
4. Descrever os fundamentos da teoria dos sistemas, a sua ligação com as ciências da complexidade e a sua aplicação à disciplina e a outros campos de estudo.
5. Utilizar folhas de cálculo de forma avançada, de forma a: construir modelos dinâmicos, com saída gráfica; usar a ferramenta “Solver”; usar macros simples; fazer a resolução numérica de equações diferenciais.
6. Construir modelos simples em ambientes de modelação visual (Simile) e por agentes (NetLogo)
7. Ligar os conceitos da unidade curricular aos problemas atuais das sociedades humanas.
8. Localizar os recursos necessários para resolver problemas nas áreas abrangidas por esta unidade curricular
Programa
1. Teóricos
1.1. Abordagem reducionista: definição de população; modelos unipopulacionais (formas discreta e contínua dos modelos exponencial e logístico, modelo de Leslie); interação populacional (modelo de Lotka- Volterra)
1.2. Abordagem sistémica: dinâmica de sistemas; ciências da complexidade.
2. Práticos
2.1. Modelação avançada em Excel (incl. utilização de macros e resolução numérica de equações diferenciais); introdução à programação em sistemas de modelação visual (Simile) e de programação baseada em agentes (NetLogo).
Métodos de Ensino
Utiliza-se o sistema de "blended-learning", como o apoio do Moodle. As aulas estão estruturadas na plataforma, com disponibilização de materiais de apoio (textos, vídeos) e fichas de leitura para orientação do respetivo estudo. Privilegiam-se o método ativo nas aulas teóricas, com discussões centradas na aplicação dos conceitos, e o método demonstrativo nas aulas práticas, na familiarização com os ambientes de modelação.
Atividades de aprendizagem
Preparação antecipada das aulas através da exploração dos recursos disponibilizados pelo docente. Estudo individual e em grupo, discussões na sala de aula e no Moodle de forma assíncrona, exercícios práticos em computador, pesquisa bibliográfica
Bibliografia
Begon et al., 2006. ECOLOGY. From Individuals to Ecosystems. Blackwell Publishing.
Método de Avaliação
- Projeto - 50 %
- Seminário - 50 %