Ictiologia
Código
0101535Créditos ECTS
6Objetivos
1. Identifica e localiza as principais estruturas anatómicas e morfológicas dos peixes ósseos e cartilagíneos.
2. Define conceitos básicos de Ictiologia.
3. Descreve o panorama global da evolução dos vertebrados, desde a origem dos cordados ao surgimento dos tetrápodes.
4. Explica as alterações morfológicas que ocorreram ao longo da evolução dos peixes, bem como o sucesso evolutivo e/ou a extinção de vários grupos.
5. Descreve, de uma forma geral, aspetos da biologia funcional dos peixes (locomoção, respiração, osmorregulação, alimentação e reprodução).
6. Explica os métodos básicos usados para determinar alguns parâmetros da biologia dos peixes.
7. Aplica, com autonomia, procedimentos de laboratório e de campo às comunidades de peixes dos Açores.
8. Indica funções importantes dos peixes nos ecossistemas.
9. Reconhece as inter-relações entre a biologia e a ecologia de uma espécie a partir da análise da respetiva anatomia e morfologia.
Programa
1. Introdução: âmbito da ictiologia, história natural, diversidade dos peixes e habitats principais.
2. Origem e evolução dos peixes. Modificações anatómicas que se operaram, ao longo da evolução.
3. Classificação e filogenia de peixes. Caracteres principais dos grupos de peixes atuais e extintos: Ostracodermes, Placodermes, Ciclóstomos, Condrícties, Actinopterígios e Sarcopterígeos.
4. Caracteres dos primeiros peixes agnatostómios e dos representantes atuais.
5. Origem e evolução dos peixes gnatostómios atuais. Comparação anatómica e morfológica dos principais grupos de peixes gnatostómios atuais: Condrícties e Actinopterígios.
6. Caracteres gerais do tegumento dos peixes: funções e modificações que ocorreram ao longo da evolução. Caracteres particulares de tegumento dos Condrícties e dos Actinopterígios.
7. Origem e evolução dos peixes Sarcopterígeos no sentido dos tetrápodes. Adaptações dos peixes Sarcopterígeos atuais.
8. Variações da morfologia e anatomia externa e interna dos peixes e ecologia.
9. Conservação e ameaças dos peixes.: perda de habitat, espécies invasoras, mudanças climáticas, estratégias de conservação.
10. A aplicação de métodos de ictiologia no laboratório é feita com recurso à observação de cortes transversais dos tegumentos de Condrícties e de Actinopterígios, à observação de diferentes tipos de escamas, à identificação específica e a disseções de indivíduos de várias espécies de peixes. A aplicação de métodos de Ictiologia no campo baseia-se em amostragens de peixes (censos visuais).
Métodos de Ensino
Nas aulas aplica-se o método expositivo, apoiado em apresentações multimédia e em linguagem pictográfica. Estas decorrem de modo interativo, procurando-se explorar os níveis superiores da taxonomia de Bloom. Os estudantes são levados a estudar os conteúdos antes da sua apresentação nas aulas teóricas. As atividades práticas, suportadas por orientação tutorial, reforçam os conteúdos teóricos e estão orientadas para o desenvolvimento de competências com relevância profissional na área. O aperfeiçoamento destas competências e aptidões pelos estudantes vai sendo monitorizado pelos docentes, regularmente, em vários momentos de avaliação formativa, ao longo do semestre. Os docentes estão disponíveis para qualquer esclarecimento nas horas de atendimento, e permanentemente através do Moodle.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
CAILLIET, G. M., M. S. LOVE., EBELING. A. W. 1986. Fishes: A Field and Laboratory Manual on TheirStructure, Identification, and Natural History. Original publisher: Wadsworth Publishing Company, Belmont, CA; present publisher: Waveland Press, Prospect Heights.
COLBERT, E. H., MORALES, M., MINKOFF, E. C. 2001. Colbert´s Evolution of the Vertebrates: a history of the backboned animals through time. 5th ed. Wiley-Liss. New York.
FACEY, D. E., BOWEN, B.W., COLLETE, B. B., HELFMAN, G. S. 2023.The Diversity of Fishes: Biology, Evolution, and Ecology.5nd ed. Wiley. New York.
HUBBS, C. L., LAGLER, K. F.1958. Fishes of the Great Lakes Region. 2nd
ed. University of Michigan Press, Ann Arbor.
MOYLE, P.B. AND J.J. CECH JR. 2004. Fishes, an Introduction to Ichthyology. 5th ed Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.
KÜKENTHAL, W., MATTHES, E., RENNER, M. 1969. Guia de trabalhos práticos de Zoologia. 15ª ed. Atlântida Editora - S.A.R.L.. Coimbra.
SÍTIOS
Tree of Life: um sítio dedicado à compilação de toda a informação relativa à filogenia da vida na Terra.
History of Life Through Time: semelhante ao anterior, menos especializado, mas mais rico graficamente.
FishBase: tudo o que sempre quis saber sobre qualquer espécie de peixe, mas não sabia onde procurar.
Fish Anatomy:boas ilustrações dos principais aspetos da anatomia dos peixes ósseos.
Google Directory: Chordata
Nota: Em cada aula são sugeridas outras referências bibliográficas, algumas das quais estão disponíveis nos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores. Estes Serviços contêm um vasto número de outros livros e artigos de apoio ao estudo dos conteúdos da presente disciplina. Serão também disponibilizados no Moodle capítulos de alguns livros.
