Recursos Marinhos
Código
0101552Créditos ECTS
6Objetivos
Para além da aprendizagem dos conteúdos previstos, os estudantes deverão desenvolver pensamento crítico e ser capazes de integrar e comunicar conhecimentos. Definiram-se 4 resultados de aprendizagem gerais que são transversais aos conteúdos e que se irão atingindo ao longo do semestre letivo:
1. Dominar terminologias e conceitos de base relacionados com temática da unidade curricular;
2. Identificar os principais recursos marinhos, focando quais os mais explorados atualmente nos Açores, com que fim e qual a situação dos stocks;
3. Identificar as principais artes usadas na exploração e fazer a análise crítica da legislação existente relativamente a épocas de exploração e artes usadas;
4. Dominar técnicas de rotina utilizadas na gestão sustentada dos recursos marinhos.
Programa
1. Terminologias e conceitos de base:
Recurso Marinho, Exploração. Tipos e finalidade de exploração (consumo, isco, indústria, outra). Conceitos de sustentabilidade, rendimento máximo sustentável stock, standing crop, nerítico e oceânico, pelágico, bentónico, demersal.
2. Recursos Marinhos e respetiva exploração
Principais recursos
Principais artes e técnicas usadas na exploração de recursos marinhos
Algumas explorações, épocas de exploração e situação atual dos stocks
3. Gestão de recursos marinhos
Gestão de recursos e equilíbrio sustentável
Técnicas de gestão
Importância de estudos de biologia de espécies e ecologia dos sistemas para uma gestão sustentada dos recursos.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino prevê a realização de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas incluem uma componente expositiva e outra interativa. Os discentes são incentivados a ler e discutir artigos de especialidade e a participar em fóruns temáticos envolvendo recolha bibliográfica, análise, discussão e síntese de informação. As aulas teórico-práticas pretendem garantir o conhecimento e contato com artes de pesca e técnicas de gestão específicas na área. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes será conseguida através da realização de um trabalho de pesquisa sobre a exploração de um dado recurso, a definir no início do ano letivo. Os discentes serão guiados nas suas pesquisas, triagem, tratamento e análise da informação e chamados a elaborar um relatório científico.
Bibliografia
Abeynayake M, 2009. The law of the sea relating to marine resources in the territorial sea:... VDM Verlag. 96 pp.
Clover C., 2008. The end of the line: how overfishing is changing the world and what we eat. Univ California Press. 386 pp.
Ebbin SA, Hoel AH & Sydnes A (Eds), 2005. A sea change: the EEZ and governance institutions for living marine resources. Springer. 223pp.
Greenberg P, 2011. Four Fish: The Future of the Last Wild Food. Penguin Publ. 304 pp.
Hilborn R & Hilborn U, 2012. Overfishing: What Everyone Needs to Know. Oxford Univ Press, USA. 168 pp.
Levinton JS 1995. Marine biology-Function, biodiversity, ecology. Oxford Univ Press. xii+420pp.
Maes F (Ed.), 2005. Marine resource damage assessment: liability and compensation for environmental damage. Springer. 284 pp.
Método de Avaliação
- Apresentação de um trabalho sobre um recurso marinho - 30 %
- Frequência - 70 %