Técnicas Citológicas e Histológicas
Código
0101574Créditos ECTS
6Objetivos
Reconhecer as finalidades das técnicas citológicas e histológicas;
Desenvolver e aperfeiçoar a técnica de dissecção e colheita de órgãos
Reconhecer a necessidade da fixação da amostra, e perceber os mecanismos de atuação dos fixadores químicos e físicos;
Executar um protocolo de fixação, desidratação e inclusão em parafina;
Desenvolver e aperfeiçoar a técnica de microtomia;
Reconhecer a necessidade de efetuar colorações histológicas como forma de facilitar e otimizar os procedimentos de análise;
Executar protocolos de coloração topográfica e citoquímica e perceber os mecanismos de atuação dos corantes.
Manusear com facilidade o microscópio e entendê-lo como uma ferramenta indispensável na análise de cortes histológicos.
Programa
A par de um suporte teórico, fornecido aos alunos durante a realização dos trabalhos práticos e em pequenas introduções aos mesmos, serão processadas para histologia amostras de órgãos de vários sistemas funcionais de um mamífero (Mus musculus). Para tal serão fornecidos protocolos para as diferentes fases do processamento, desde a dissecção até à observação e análise das preparações histológicas definitivas.
Os estudantes, organizados em grupos de trabalho, escolhem um órgão, ou conjunto de órgãos, que processarão desde a sua colheita até à obtenção de lâminas definitivas.
Sobre diferentes séries de cortes histológicos das mesmas peças, os alunos executarão a coloração de Hematoxilina e Eosina, com vista a uma análise da histologia topográfica dos órgãos, bem como algumas colorações histoquímicas para interpretação histofisiológica.
As lâminas serão observadas e interpretadas ao microscópio com vista à construção de um "poster" e de uma comunicação oral (elementos de avaliação).
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em modelo de aulas Teórico-Práticas, com pequenas sessões expositivas sobre os princípios teóricos em articulação com a prática laboratorial. Cada grupo, tutorado pelo docente, vai executando de forma crítica os vários procedimentos da prática histológica. Este processo estimula e motiva o aluno para a permanente pesquisa em torno dos vários temas.
Bibliografia
BANCROFT, J. D. & A. STEVENS, 1996. Theory and practice of histological techniques. 4ª ed., Ed. Churchil Livingstone.
JUNQUEIRA, L. C. U. & L. M. M. S. JUNQUEIRA, 1983. Técnicas básicas de citologia e histologia, 121 pp. 1ª ed.. Livraria Editora Santos, São Paulo.
Método de Avaliação
- Apreciação do poster - 44 %
- Comunicação oral - 22 %
- Prática laboratorial - 34 %