Métodos em Ecologia
Código
0101521Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivo: fornecer metodologias de campo e laboratório para o Ecologista. Inclui instruções sobre desenho experimental, amostragem qualitativa e quantitativa, aquisição, análise e interpretação de dados, e preparação de relatórios científicos e de projetos. Pretende-se que através do método científico os alunos procurem responder a questões de Ecologia, do tipo: O que determina as distribuições e abundâncias das espécies? Quão importantes são as interações entre as espécies, na determinação das suas abundâncias? No fim, os alunos deverão ter adquirido competências que lhes permitam: planear trabalhos nos principais domínios da Ecologia; distinguir e executar ensaios mensuráveis e manipulativos, aumentando a sua precisão e rigor; planificar e executar um plano de amostragem; conhecer métodos para estimar parâmetros populacionais. Nas aulas TP há lugar à realização de exercícios de modelização teórica de estudos ecológicos; saídas de campo e trabalho experimental em laboratório.
Programa
1. Domínios de estudo da Ecologia
1.1. Tipos de variáveis ecológicas
Representação de dados
Precisão versus Rigor
2. Amostragem em estudos ecológicos
2.1. Tipos de ensaios experimentais
Ensaios mensuráveis
Ensaios manipulativos
2.2. Seleção e tamanho da amostra
Replicação da amostra
2.3. Planos de amostragem
2.4. Introdução ao Desenho experimental
3. Estudos ao nível da População
3.1. Estimativa de Parâmetros Bióticos
Frequência e cobertura
Parâmetros populacionais
Métodos de distâncias e métodos de remoção
Técnicas de marcação e recaptura
Padrões de dispersão populacional
4. Estudos ao nível da Comunidade
4.1. Estrutura da comunidade
Medidas de diversidade específica
Riqueza específica (S)
Descritores qualitativos
Descritores quantitativos
Similaridade
Ordenação
Classificação
Métodos de Ensino
As aulas T são interativas; os conteúdos programáticos vão sendo expostos aos alunos e é fomentado o debate e a recolha de opiniões na classe. São ministrados exercícios TP que ajudam a preencher lacunas e a consolidar o conhecimento teórico adquirido. Por exemplo, quando se ensina a aplicação do método científico a estudos ecológicos, são fornecidos aos alunos problemas, para que estes formulem as hipóteses de trabalho e planifiquem a experiência. Estas aulas TP permitem uma avaliação contínua do progresso dos estudantes e para uma avaliação mais objetiva realiza-se um teste teórico. Para a avaliação da componente prática da disciplina, os alunos vão realizando ao longo do semestre um pequeno projeto de investigação em Ecologia, com ou sem componente de campo, no final do qual entregarão um relatório sob a forma de uma publicação científica, com regras definidas. Para corrigir o que ficou menos bem feito, esse trabalho é apresentado e debatido na classe moderado pela docente.
Bibliografia
Krebs, C.J. 1999. Ecological Methodology. 2nd ed. New York: Benjamin/Cummings. 620 pp. (Livro adoptado)
Brower, J.E., Zar, J.H. & von Ende, C.N. 1990. Field and Laboratory Methods for General Ecology. 3rd ed. Wm. C. Brown Publishers. 237 pp.
Magurran, A.E. 2004. Measuring Biological Diversity. Blackwell Science, Oxford, 215 pp.
Southwood, T.R.E. & Hendersen, P. A. 2000. Ecological Methods (3rd edition), Blackwell Science, Oxford. 575 pp.
Sutherland, W.J. (Ed.). 2004. Ecological Census Techniques – A handbook. Cambridge University Press. 336 pp.
Underwood, A.J. 1997. Experiments in Ecology – their logical design and interpretation using analysis of variance. Cambridge University Press, 504 pp.
Todos os anos são ainda fornecidos artigos recentes de revistas de Ecologia, para o desenvolvimento de trabalhos e apoio às aulas.
Every year we also supply the students with the most recent articles published on Ecology journals, meant for the development of works and support to the classes.
Método de Avaliação
- Componente teórica - 45 %
- Componente teórico-prática - 55 %