Organografia Microscópica Humana

Código

0101563

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina tem como objetivo geral de aprendizagem o conhecimento da estrutura histológica dos principais órgãos do corpo humano, numa perspetiva integrada histofisiológica e morfofuncional.

Objetivos:

1. Identificar a localização anatómica do órgão em estudo;

2. Conhecer os aspetos básicos e fundamentais da organogénese;

3. Conhecer a composição celular e histológica, bem como a estrutura topográfica, do(s) órgão(s) em estudo;

4. Identificar e caracterizar os diferentes padrões de distribuição topográfica das células, tecidos e estruturas nos órgãos;

5. Compreender o papel de cada tipo celular no funcionamento de cada órgão;

6. relacionar a estrutura dos tecidos com a sua função;

7. Compreender a relação de interdependência, numa perspetiva histofisiológica, entre os vários tecidos que ocorrem no(s) órgão(s);

8. Reconhecer a importância dos conhecimentos de Organografia Microscópica Humana para os domínios das ciências biomédicas e médicas.

Programa

Para cada sistema é analisada a histologia e histofisiologia dos diferentes órgãos, e discutida a diversidade estrutural e funcional das células.

1. Cardiocirculatório: coração, vasos sanguíneos e vasos linfáticos

2. Linfático e imunitário: tecido linfático difuso, formações anexas às mucosas e órgãos linfáticos

3. Endócrino: hipófise, epífise, tiróide, paratiróides, supra-renal e pâncreas

4. Tegumentar: epiderme e derme; estruturas sensoriais; anexos cutâneos

5. Digestivo: cavidade oral, esófago, tracto gastrointestinal e glândulas anexas

6. Respiratório: fossas nasais, nasofaringe, laringe, epiglote, traqueia e árvore brônquica

7. Urinário: rim e das vias excretoras urinárias

8. Reprodutor masculino: testículo e formações tubulares associadas, glândulas acessórias e pénis

9. Reprodutor feminino: ovário, trompas uterinas, útero, vagina, placenta e glândula mamária

10. Fotorrecetor: olho, pálpebras, glândula lacrimal e vias lacrimais

11. Auditivo: ouvidos externo, médio e interno

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas, de natureza predominantemente expositiva, os vários temas programáticos são explorados no domínio conceptual, embora sempre com materialização dos conceitos através de imagens de microscopia ótica e eletrónica, enquanto nas aulas práticas, as quais decorrem em ambiente de laboratório, é privilegiado o contacto do estudante com os materiais e meios de ensino (lâminas histológicas e microscópios) e a interação com o docente.

Bibliografia

BURKITT, H.G., B. YOUNG & J.W. HEATH (1993). Wheater’s Functional Histology, A Text and Colour Atlas, 3rd ed., Churchill Livingstone, London, 407 pp.

FAWCETT, D.W., R.P. JENSH & W. BLOOM (2002). Bloom and Fawcett's: concise histology. Arnold, London, 360 pp.

FAWCETT, D.W. (1994). Bloom and Fawcett, A textbook of histology. Chapman & Hall, New York, 964 pp.

GARTNER, L. P. & J. L. HIATT (2001). Color textbook of histology, 2nd ed., 577 pp. W.B. Saunders Company, Philadelphia.

GONÇALVES, C. & V. BAIROS (Eds) (2006). Histologia, texto e imagens. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 423 pp.

JUNQUEIRA, L. C. & J. CARNEIRO (2005). Basic Histology, text & atlas. McGraw-Hill, New York, 502 pp.

ROSS, M. H. & W. PAWLINA (2006). Histology, a text and atlas with correlated cell and molecular biology. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore, 906 pp.

Método de Avaliação

  • Componente Prática - 30 %
  • Componente Teórica - 70 %