Controlo de Sistemas

Código

01100951

Créditos ECTS

6

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos de projeto de sistemas de controlo automático. O aluno deverá ficar apto a utilizar um conjunto de ferramentas para o projeto de controladores de sistemas SISO de dinâmica linear, tanto no domínio do tempo contínuo como no domínio do tempo discreto, em qualquer domínio aplicacional da engenharia.

Programa

Controlo em anel aberto, anel fechado, cascata, por modelo interno, com preditor de Smith. Análise de estabilidade em anel fechado: método do lugar geométrico das raízes, e critério de Nyquist. Critérios de desempenho no tempo e na frequência (largura de banda, margens de estabilidade). Controlo PID, e métodos empíricos de projeto (ZieglerNichols). Projeto de controladores PID e avanço-atraso no tempo contínuo e na frequência. Aspetos práticos na implementação de controladores PID. Sinais digitais, amostrados, quantizados. Escolha do tempo de amostragem.
Métodos de discretização. A transformada Z e a função de transferência discreta. Estabilidade de sistemas discretos.
Resposta no tempo e em frequência de sistemas discretos. Projeto de controladores digitais por emulação. Projeto de controladores digitais por método direto. Critérios de desempenho no plano Z. Método do LGR no plano Z. A estabilidade no domínio da frequência de sistemas discretos e transformação bilinear.

Métodos de Ensino

Avaliação escrita por 2 mini testes (70%) e 2 trabalhos de laboratório (30%). Nota mínima de 9,5 na média dos mini testes e dos trabalhos de laboratório

Bibliografia

"Controlo de Sistemas", Ayala Botto, Miguel, 2017, AEIST Press; “Control Systems Engineering”, Norman Nise, 2017, 7th Edition, 2017, Wiley. ; “Automatic Control Systems”, B. Kuo, F. Golnaraghi, 2010, 9th Edition, 2010, Wiley.; “Discrete time control systems”, Katsuhiko Ogata, 1995, 2nd Edition, Prentice-Hall, 1995. ; "Feedback Control of Dynamic Systems", Gene F. Franklin, J. David Powell, Abbas Emami-Naeini, 2019, 8th Edition, 2019, Pearson Education Limited.

Método de Avaliação

  • Mini Testes - 70 %
  • Trabalho laboratorial ou de campo - 30 %