Introdução à Programação

Código

0105874

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Entender o conceito de computação e relacionar com a evolução dos computadores e das linguagens de programação.
2. Representar dados usando as formas e os modos de informação elementar e estruturada existentes numa linguagem de programação.
3. Usar as instruções de controlo de execução para resolver problemas com soluções algorítmicas.
4. Usar mecanismos de abstração funcional e modularização no desenvolvimento de programas de pequena e média escala.

Programa

1. Computadores, computação e programação
2. Tipos de dados elementares
3. Instruções de controlo de execução
4. Tipos de dados estruturados
5. Funções e recursão
6. Testes e exceções
7. Módulos, classes e objetos
8. Exploração de dados com módulos

Métodos de Ensino

A dinâmica das aulas teóricas segue um modelo de aprendizagem ativa, para promover o pensamento crítico, no qual são explorados os conceitos de programação com recurso a exemplos e demonstrações, usando a linguagem Python.

As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são vocacionadas para a exposição e resolução de problemas com soluções algorítmicas, e o desenvolvimento de projetos de pequena e média escala, usando a linguagem Python.

Os estudantes desenvolvem um projeto em equipa (2 ou 3 alunos), que é o elemento de avaliação aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular. Este permite analisar, desenhar e implementar soluções (programas) orientadas para a resolução de problemas mais próximos da realidade e, simultaneamente, adquirir e consolidar competências e aptidões de trabalho autónomo e em equipa.

A plataforma de e-Learning Moodle (disponível em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio às atividades de ensino-aprendizagem, bem como de plataforma de gestão, promoção e divulgação das atividades de avaliação e outras atividades complementares.

AVALIAÇÃO:

Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática, que tem um peso de 40% , e uma componente de grupo (2 ou 3 alunos), que tem um peso de 60%, ambas as componentes com nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

- Gaddis, T. (2022). Starting out with Programming Logic and Design (Sixth Edition): Pearson.
- Guttag, J. V. (2021). Introduction to Computation and Programming Using Python (Third Edition): MIT Press
- How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Edition (disponível em https://runestone.academy/ns/books/published/thinkcspy/index.html)
- GeeksforGeeks. (2024, October 7). Python Tutorial | Learn Python Programming Language. https://www.geeksforgeeks.org/python-programming-language-tutorial/
- Tutorials Python. (2024, October 7). Python – Simply easy learning. https://www.geeksforgeeks.org/python-programming-language-tutorial/

Método de Avaliação

    Conforme Programa da UC - 100 %