Laboratório de Sistemas Ciber-físicos
Código
01060912Créditos ECTS
6Objetivos
1. Consolidar os conceitos básicos de programação e de algoritmo.
2. Aprender conceitos básicos sobre sensores e atuadores, circuitos de interação destes com microcontroladores.
3. Aprender a interagir e a programar diferentes dispositivos.
4. Aprender a planear e desenvolver projetos em pequena escala.
Programa
1. Programação por blocos.
2. Utilização de sensores e atuadores usando microcontoladores
3. Modelação e impressão 3D.
4. Projeto com utilização / montagem de robô / sensores / atuadores
Métodos de Ensino
Inicialmente os alunos são convidados a utilizar plataformas de simulação para experimentar a programação por blocos e a montagem de pequenos circuitos com microcontroladores, sensores e atuadores. Com base nessa plataforma são convidados a resolver e apresentar a solução de exercícios propostos como trabalho de casa (TPC). Em seguida, os formandos são convidados a utilizar kits robóticos explorando a programação e a testagem de comportamentos simples, realizando um pequeno projeto com os materiais utilizados. Uma sessão semanal de introdução aos diferentes conceitos, permite aos formandos se prepararem para as sessões de laboratório.
AVALIAÇÃO:
Os formandos são convidados a responder a questões durante a primeira parte da UC enquanto desenvolvem as atividades de programação por blocos e do microcontrolador, como TPC (30%). Realizam um teste (30%) sobre os conteúdos abordados relativamente à programação, a montagem de circuitos com a utilização de microcontrolador, sensores e atuadores. Finalmente, são avaliados pelo trabalho de projeto na utilização / montagem de robô, sensores e atuadores (40%).
Bibliografia
Essencial
- (não tem bibliografia essencial)
Complementar
- Kaul, L. (2023) Practical Arduino Robotics: A hands-on guide to bringing your robotics ideas to life using Arduino. Packt Publishing
- Ben-Ari, M. & Mondada, F.(2018) Elements of Robotics, Springer Open.
- Green, K. (2016) Architectural Robotics. Ecosystems of Bits, Bytes, and Biology. MIT Press
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %