Multimédia

Código

0103144

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer diferentes tecnologias aplicadas à comunicação digital e multimédia, bem como compreender a relevância da multimédia na contemporaneidade.
2. Conhecer o ciclo de desenvolvimento de um projeto multimédia.
3. Reconhecer e manipular os diferentes tipos de dados digitais.
4. Identificar, integrar e utilizar as aplicações mais indicadas para cada tipo de dados.
5. Estruturar conceptualmente e desenvolver um projeto multimédia, aplicando as principais técnicas de produção de conteúdos.
6. Conhecer e aplicar as metodologias e técnicas para a preparação e publicação de conteúdos em ambiente Web.

Programa

1. Introdução à Multimédia, Informação Digital e Interatividade
2. Aplicações Multimédia Interativas
3. Tipos de Media Estáticos
4. Tipos de Media Dinâmicos
5. Autoria Multimédia
6. Projeto Multimédia
7. Suportes Óticos
8. Sistemas Multimédia
9. Desenho e concepção para a Web

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas, em que se apresentam os conceitos fundamentais com recurso a exemplos e demonstrações.

As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são preenchidas pela exposição e resolução de problemas de pequena escala.

Os estudantes desenvolvem um projeto que é o elemento aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular, que permite desenvolver uma solução multimédia em situação mais próxima da realidade e adquirir competências de trabalho autónomo e em equipa.

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.

AVALIAÇÃO:

Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática que tem peso entre 40% e 70% e uma componente de projeto em grupo que tem peso entre 30% e 60%, ambas com nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

- Costelo, Vic. Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design, 3rd edition, Focal Press, 2023
- Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 5ª edição, 2012.
- Tay Vaughan. Multimedia: Making It Work. Mc Graw Hill, 9th Edition, 2016.
- Chapman, Nigel, and Chapman, Jenny. Digital Multimedia, Wiley, 3rd Edition, 2014.
- Dietel, P. J., and Dietel, H. M. Internet & World Wide Web - How to Program, Pearson, 5th Edition, 2011.

Método de Avaliação

  • Frequência - 30 %
  • Projectos práticos - 70 %