Multimédia
Código
0103144Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer diferentes tecnologias aplicadas à comunicação digital e multimédia, bem como compreender a relevância da multimédia na contemporaneidade.
2. Conhecer o ciclo de desenvolvimento de um projeto multimédia.
3. Reconhecer e manipular os diferentes tipos de dados digitais.
4. Identificar, integrar e utilizar as aplicações mais indicadas para cada tipo de dados.
5. Estruturar conceptualmente e desenvolver um projeto multimédia, aplicando as principais técnicas de produção de conteúdos.
6. Conhecer e aplicar as metodologias e técnicas para a preparação e publicação de conteúdos em ambiente Web.
Programa
1. Introdução à Multimédia, Informação Digital e Interatividade
2. Aplicações Multimédia Interativas
3. Tipos de Media Estáticos
4. Tipos de Media Dinâmicos
5. Autoria Multimédia
6. Projeto Multimédia
7. Suportes Óticos
8. Sistemas Multimédia
9. Desenho e concepção para a Web
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas, em que se apresentam os conceitos fundamentais com recurso a exemplos e demonstrações.
As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são preenchidas pela exposição e resolução de problemas de pequena escala.
Os estudantes desenvolvem um projeto que é o elemento aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular, que permite desenvolver uma solução multimédia em situação mais próxima da realidade e adquirir competências de trabalho autónomo e em equipa.
A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.
AVALIAÇÃO:
Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática que tem peso entre 40% e 70% e uma componente de projeto em grupo que tem peso entre 30% e 60%, ambas com nota mínima de 10 valores.
Bibliografia
- Costelo, Vic. Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design, 3rd edition, Focal Press, 2023
- Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 5ª edição, 2012.
- Tay Vaughan. Multimedia: Making It Work. Mc Graw Hill, 9th Edition, 2016.
- Chapman, Nigel, and Chapman, Jenny. Digital Multimedia, Wiley, 3rd Edition, 2014.
- Dietel, P. J., and Dietel, H. M. Internet & World Wide Web - How to Program, Pearson, 5th Edition, 2011.
Método de Avaliação
- Frequência - 30 %
- Projectos práticos - 70 %