Interação Pessoa-Máquina

Código

01060955

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender  os  princípios  e  regras  fundamentais  para  a  concepção  e  desenvolvimento  de  Interfaces  de  Utilizador usáveis.
2. Identificar os utilizadores e as tarefas que estes desejam realizar com o sistema interativo a ser desenvolvido.
3. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam.
4. Identificar os fatores críticos no desenho de interfaces. Compreender e adotar compromissos entre as várias restrições que podem limitar o desenho da interface.
5. Enquadrar o desenho de interfaces no projeto de desenvolvimento de aplicações Web.
6. Conhecer técnicas de interação avançada em mundos digitais

Programa

1. Sistemas interativos e Engenharia da Usabilidade.
2. Concetualização da interação.
3. Fatores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de sistemas interativos.
4. Desenho centrado no utilizador e processo de desenho iterativo de interfaces.
5. Análise de utilizadores e de tarefas.
6. Design, protótipos e construção.
7. Avaliação de interfaces.
8. Realidade aumentada e realidade virtual.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos com recurso a exemplos e demonstrações que ilustram os conceitos.

As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são preenchidas pela ela resolução de casos paradigmáticos de aplicação no mundo real. Adicionalmente, os estudantes desenvolvem pequenos projetos em grupo.

Os estudantes desenvolvem um projeto que é o elemento aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular, que permite desenvolver uma interface pessoa máquina em situação mais próxima da realidade e adquirir competências de trabalho autónomo e em equipa.

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.

AVALIAÇÃO:

Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática que tem peso entre 40% e 60% e uma componente de projeto em grupo que tem peso entre 40% e 60%, ambas com nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

- Sharp, H., Preece, J., Rogers, Y. (2015). Interaction Design – beyond human-computer interaction (Fourth Edition): , Wiley.
- Steane, J. & Yee, J. (2018). Interaction Design: From Concept to Completion: Bloomsbury Visual Arts.
- Fonseca, M., Campos, P. & Gonçalves, D. (2012). Introdução ao Design de Interfaces: FCA.
- Aukstakalnis, S. (2016). Practical Augmented Reality: A Guide to the Technologies, Applications, and Human Factors for AR and VR: Addison-Wesley Professional.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %