Probabilidades e Estatística
Código
01060895Créditos ECTS
6Objetivos
1. Saber organizar, sumariar e representar graficamente um conjunto de dados de forma adequada.
2. Dominar conceitos básicos de Probabilidade para poder aplicar as regras no cálculo de probabilidades.
3. Saber identificar e aplicar as distribuições de probabilidade estudadas em situações concretas.
4. Saber aplicar os conhecimentos de Inferência Estatística na estimação pontual e intervalar de parâmetros associados a uma ou duas distribuições normais.
5. Saber testar hipóteses sobre parâmetros associados a uma ou duas distribuições normais.
6. Saber ajustar um modelo de regressão linear e interpretar os parâmetros do modelo, bem como avaliar a qualidade do ajustamento.
7. Utilizar a aplicação estatística R para concretizar os objetivos anteriores.
Programa
1. Introdução à Linguagem R
2. Noções Básicas de Probabilidade
3. Variáveis e Vetores Aleatórios
4. Modelos
5. Análise Exploratória de Dados
6. Distribuição Amostral de Momentos Empíricos
7. Estimação pontual e intervalar
8. Testes de Hipóteses
9. Regressão Linear Simples
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos fundamentais com recurso a exemplos de aplicação que ilustram a aplicação do tópico em estudo.
As aulas teórico-práticas funcionam articuladas e com as aulas teóricas, recorrendo-se à exposição e resolução de problemas práticos usando a Linguagem R.
A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.
AVALIAÇÃO:
Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática. A avaliação por frequência consiste na realização de um teste individual teórico/prático e de um teste individual prático, com igual peso na classificação final. A avaliação por exame consiste na realização de um teste individual teórico/prático.
Bibliografia
- Guimarães, R.C., e Cabral, J.A.S. (1997). Estatística, McGraw-Hill, Lisboa.
- Pestana, D.D. e Velosa, S.F. (2006). Introdução à Probabilidade e Estatística, Vol. I., 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Montgomery, D.C., and Runger, G.C. (2003). Applied Statistics and Probability for Engineers, 6ª ed., Wiley, New York.
- Baron, M. (2007). Probability and Statistics for Computer Scientists. Chapman & Hall/CRC, Boca Raton.
- Verzani, J. (2005). Using R for Introductory Statistics. Chapman & Hall/CRC, Boca Raton.
- Dalgaard, P. (2002). Introductory Statistics with R, Springer, New York.
Método de Avaliação
Conforme Programa da UC - 100 %