Jornalismo de Imprensa, Rádio, TV e Ciberjornalismo
Código
0105732Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.
2. Adquirir conceitos teóricos na área jornalística, que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.
3. Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e do ciberjornalismo.
4. Refletir sobre o poder e a influência dos meios de comunicação social na sociedade contemporânea.
5. Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.
6. Conhecer o atual panorama da Comunicação Social em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.
Programa
1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias
1.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper
1.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida
1.3 Os géneros jornalísticos
1.4 Fontes de informação
1.5 Os órgãos reguladores dos media
2. Media e sociedade.
2.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade
2.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública
2.3 A concentração empresarial. O caso português
3. Imprensa
3.1 Evolução da imprensa
3.2 Industrialização e democratização
3.3 A imprensa em Portugal
4. Rádio
4.1 O desenvolvimento da rádio
4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico
4.3 A rádio em Portugal
5. Televisão
5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público
5.2 Características específicas do jornalismo televisivo
5.3 A televisão em Portugal
5. Webjornalismo
5.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução
5.2 Jornalismo e dispositivos móveis
5.3 Jornalismo e redes sociais
5.4 Fake-news e desinformação
6. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.
Métodos de Ensino
As aulas têm uma componente teórica, mais expositiva, e uma componente prática em que se incentiva a realização de trabalhos (individuais e em grupo) e o debate.
A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores.
Bibliografia
Bastos, H. (2011). Origens e evolução do Ciberjornalismo em Portugal. Edições Afrontamento.
Cardoso, G., Espanha, R., Araújo, V. (Orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede. Porto Editora.
Canavilhas, J., Rodrigues, C., Morais, R., Giacomelli, F. (2022). Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo. Livros Labcom.
Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Livros Labcom.
Cascais, F. (2001). Dicionário de Jornalismo. Verbo.
Coelho, P. Reis, A. I. e Bonixe, L. (2021, Org.). Manual de Reportagem. Livros LabCom.
Esteves, F., Sampaio, G. (2019). Viral – A epidemia das fake news e a guerra da desinformação. Edições Desassossego.
Fontcuberta, M. de (2010). A notícia – Pistas para compreender o mundo. Casa das Letras.
Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Livros LabCom.
Granado, A., Malheiros, J. V. (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Gradiva.
Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do Jornalismo. Porto Editora.
Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Livros LabCom.
Matos, J.N., Subtil, F., Baptista, C. (Org., 2021). Os Três D dos Media: Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Outro Modo.
Nobre-Correia, J.-M. (2021). História dos Média na Europa. Almedina.
Público (2005). Livro de estilo do Público. Público.
Relatório “Desinformação nas Legislativas 2025: atividade dos partidos nas redes sociais”. Livros Labcom.
Ricardo, D. (2003). Ainda bem que me pergunta. Editorial Notícias.
Silveira, P.; Morais, R. (2024). “Literacias, cidadania e democracia”. In Comunicação Pública: https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/720
Traquina, N. (2002). Jornalismo. Lisboa: Quimera.
