Jornalismo de Imprensa, Rádio, TV e Ciberjornalismo

Código

0105732

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.

2. Adquirir conceitos teóricos na área jornalística, que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.

3. Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e do ciberjornalismo.

4. Refletir sobre o poder e a influência dos meios de comunicação social na sociedade contemporânea.

5. Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.

6. Conhecer o atual panorama da Comunicação Social em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.

Programa

1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias

1.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper

1.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida

1.3 Os géneros jornalísticos

1.4 Fontes de informação

1.5 Os órgãos reguladores dos media

 

2. Media e sociedade.

2.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade

2.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública

2.3 A concentração empresarial. O caso português

 

3. Imprensa

3.1 Evolução da imprensa

3.2 Industrialização e democratização

3.3 A imprensa em Portugal

 

4. Rádio

4.1 O desenvolvimento da rádio

4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico

4.3 A rádio em Portugal

 

5. Televisão

5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público

5.2 Características específicas do jornalismo televisivo

5.3 A televisão em Portugal

 

5. Webjornalismo

5.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução

5.2 Jornalismo e dispositivos móveis

5.3 Jornalismo e redes sociais

5.4 Fake-news e desinformação

 

6. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.

Métodos de Ensino

As aulas têm uma componente teórica, mais expositiva, e uma componente prática em que se incentiva a realização de trabalhos (individuais e em grupo) e o debate.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores.

Bibliografia

Bastos, H. (2011). Origens e evolução do Ciberjornalismo em Portugal. Edições Afrontamento.

Cardoso, G., Espanha, R., Araújo, V. (Orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede. Porto Editora.

Canavilhas, J., Rodrigues, C., Morais, R., Giacomelli, F. (2022). Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo. Livros Labcom.

Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Livros Labcom.

Cascais, F. (2001). Dicionário de Jornalismo. Verbo.

Coelho, P. Reis, A. I. e Bonixe, L. (2021, Org.). Manual de Reportagem. Livros LabCom.

Esteves, F., Sampaio, G. (2019). Viral – A epidemia das fake news e a guerra da desinformação. Edições Desassossego.

Fontcuberta, M. de (2010). A notícia – Pistas para compreender o mundo. Casa das Letras.

Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Livros LabCom.

Granado, A., Malheiros, J. V. (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Gradiva.

Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do Jornalismo. Porto Editora.

Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Livros LabCom.

Matos, J.N., Subtil, F., Baptista, C. (Org., 2021). Os Três D dos Media: Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Outro Modo.

Nobre-Correia, J.-M. (2021). História dos Média na Europa. Almedina.

Público (2005). Livro de estilo do Público. Público.

Relatório “Desinformação nas Legislativas 2025: atividade dos partidos nas redes sociais”. Livros Labcom.

Ricardo, D. (2003). Ainda bem que me pergunta. Editorial Notícias.

Silveira, P.; Morais, R. (2024). “Literacias, cidadania e democracia”. In Comunicação Pública: https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/720

Traquina, N. (2002). Jornalismo. Lisboa: Quimera.

Método de Avaliação