Pragmática da Comunicação
Código
0105700Créditos ECTS
6Objetivos
1. Saber comunicar melhor e mais eficazmente em diferentes contextos.
2. Tomar consciência dos diferentes níveis de significado de um enunciado.
3. Estar ciente do quanto é possível realizar através da linguagem.
4. Entender que a comunicação se faz em grande parte pelo recurso a meios não verbais.
5. Compreender o modo como nas suas diferentes vertentes a comunicação se adaptou às novas tecnologias.
Programa
Informação disponível em breve.
Métodos de Ensino
A disciplina tem um total de 60 horas de contacto, 30 das quais são teóricas (T), sendo as restantes 30 teórico-práticas (TP). Em conformidade com o tipo de aulas, uma parte das aulas terá um pendor mais expositivo (com uma descrição teórica dos conteúdos que integram o programa) e a outra parte incluirá, além disso, trabalho prático, privilegiando-se a resolução de exercícios. Aos alunos será também solicitada a apresentação de exemplos adequados ao conteúdo lecionado.
Bibliografia
GREEN, Georgia. M., 1989, Pragmatics and natural language understanding. 2.ª ed., 1996, Hillsdale, NJ: Lawrence Erbaum Associates.
GRUNDY, Peter, 1995, Doing pragmatics. London: Edward Arnold.
HORN, Laurence e Gregory Ward (Eds.), 2004, The handbook of pragmatics. Oxford: Blackwell Publishers.
MEY, Jacob L., 1993, Pragmatics: an introduction. 2.ª ed., 2001, Oxford: Blackwell Publishers.
SMITH, Ronald D., 2002, Strategic planning for public relations. 3.ª ed., 2009, Nova Iorque: Routledge.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 40 %
- 2.ª Frequência - 40 %
- Assiduidade e Participação - 20 %