Pragmática da Comunicação

Código

0105700

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Saber comunicar melhor e mais eficazmente em diferentes contextos.

2. Tomar consciência dos diferentes níveis de significado de um enunciado.

3. Estar ciente do quanto é possível realizar através da linguagem.

4. Entender que a comunicação se faz em grande parte pelo recurso a meios não verbais.

5. Compreender o modo como nas suas diferentes vertentes a comunicação se adaptou às novas tecnologias.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de Ensino

A disciplina tem um total de 60 horas de contacto, 30 das quais são teóricas (T), sendo as restantes 30 teórico-práticas (TP). Em conformidade com o tipo de aulas, uma parte das aulas terá um pendor mais expositivo (com uma descrição teórica dos conteúdos que integram o programa) e a outra parte incluirá, além disso, trabalho prático, privilegiando-se a resolução de exercícios. Aos alunos será também solicitada a apresentação de exemplos adequados ao conteúdo lecionado.

Bibliografia

GREEN, Georgia. M., 1989, Pragmatics and natural language understanding. 2.ª ed., 1996, Hillsdale, NJ: Lawrence Erbaum Associates.
GRUNDY, Peter, 1995, Doing pragmatics. London: Edward Arnold.
HORN, Laurence e Gregory Ward (Eds.), 2004, The handbook of pragmatics. Oxford: Blackwell Publishers.
MEY, Jacob L., 1993, Pragmatics: an introduction. 2.ª ed., 2001, Oxford: Blackwell Publishers.
SMITH, Ronald D., 2002, Strategic planning for public relations. 3.ª ed., 2009, Nova Iorque: Routledge.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 40 %
  • 2.ª Frequência - 40 %
  • Assiduidade e Participação - 20 %