Qualidade e Segurança em Laboratório

Código

0201507

Créditos ECTS

2

Objetivos

Objetivo Geral:

Implementar as “Boas Práticas em Laboratório (BPL)” de Química e de Microbiologia.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer as propriedades e riscos associados aos produtos químicos e agentes biológicos perigosos e estar treinado no seu manuseamento.

2. Reconhecer sinais de exposição e providenciar os primeiros socorros caso necessário.

3. Utilizar o equipamento de proteção individual e coletiva adequados.

4. Conhecer as regras básicas de prevenção de acidentes em laboratório e implementar os procedimentos adequados em caso de situações de emergência.

5. Adequar o local de trabalho e os procedimentos de forma a evitar/minimizar o risco de exposição.

6. Conhecer a nova legislação europeia relativa a substâncias químicas perigosas (REACH–CLP/GHS) e o referencial NP EN ISO 17025:2005 como suporte à certificação da qualidade em laboratório.

Programa

1. Riscos químicos e biológicos.

1.1. Noções gerais: produtos químicos e agentes biológicos perigosos (PQABP); conceitos básicos de Toxicologia.

1.2. Acidentes mais comuns com PQABP.

1.3. Efeitos provocados por exposição a PQABP.

2. Identificação, classificação, perigos associados e propriedades dos PQABP. Rótulos. Fichas MSDS. Sinalização.

3. Equipamento de proteção individual e coletiva.

3.1. Características e proteção conferida.

3.2. Critérios de seleção.

4. Manuseamento, armazenamento, transporte e eliminação de PQABP: princípios, riscos e procedimentos de.segurança.

5. Regras gerais para a prevenção de acidentes com PQABP.

6. Primeiros socorros em acidentes com produtos perigosos.

7. Avaliação de riscos.

8. Introdução à acreditação de laboratórios.

9. Legislação relevante.

Métodos de Ensino

1. Metodologia de ensino:

Aulas teóricas expositivas, apoiadas pela imagem. A participação dos estudantes é encorajada mediante uma exposição intercalada com debate orientado e a aplicação da metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas) em pontos-chave da matéria.

2. Atividades de aprendizagem:

Combinação de atividades em ambiente presencial, na sala de aula, com atividades suportadas pela plataforma informática de gestão de aprendizagem (Moodle) disponível na Universidade dos Açores: análise de casos de estudo, rótulos, fichas MSDS e legislação (material disponibilizado pelo professor).

Bibliografia

Simões, J.A.M., et al. Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, 2ª Edição, Lidel, Lisboa, 2008.

Organização Mundial da Saúde. Manual de segurança biológica em laboratório, 3ª Edição, Genebra, 2004.

Armour, M.-A. Hazardous laboratory chemicals disposal guide, 3rd Ed, Lewis Publishers, 2003.

Uva, A.S. & Faria, M. Exposição profissional a substâncias químicas: diagnóstico das situações de risco, Revista Portuguesa de Saúde Pública 18(1): 5-9, 2000.

Sites:

http://www.unece.org/trans/danger/publi/ghs/ghs_rev02/02files_e.html

“Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS)”

http://msds.chem.ox.ac.uk/

“The Physical and Theoretical Chemistry Laboratory Oxford University - Chemical and Other Safety Information”

http:physchem.ox.ac.uk/MSDS/incompatibles.html

“Incompatible Chemicals”

http://www.oecd.org/document/1/0,3746,en_2649_37465_48477249_1_1_1_37465,00.html

“OCDE – Good Laboratory Practice (GLP)”

Legislação

Método de Avaliação

    Frequência - 100 %