Métodos de Análise de Dados em Ecologia

Código

0200929

Créditos ECTS

4

Objetivos

1. Consolidar conceitos e conhecimentos básicos de estatística com o objetivo de analisar dados na área da investigação em Ecologia e Biologia Marinha.

2. Tomar contacto com um conjunto de processos metodológicos de exploração e análise de dados evidenciando o seu uso na área da investigação em Ecologia e Biologia Marinha.

3. Desenvolver e/ou aperfeiçoar as competências necessárias à aplicação de técnicas de análise de dados em Ecologia e Biologia Marinha, através do uso da aplicabilidade de várias ferramentas quantitativas, bem como da análise e interpretação de informação e correspondente apresentação dos resultados.

4. Utilizar a Estatística, com o objetivo de descrever e compreender as relações entre variáveis ou um conjunto de dados observacionais, de modo a permitir a interpretação de resultados experimentais ou fenómenos e padrões ecológicos naturais. Dominar os conceitos básicos de preparação, tratamento e análise de dados.

Programa

1. Familiarização com funções úteis de organização e pré-análise de dados no “Excel”

2. Revisão de noções básicas de estatística descritiva

3. Introdução à programação em R e aos editores de programação TinnR e RStudio.

4. Técnicas de análise exploratória de dados

4.1. Obtenção, preparação e verificação de dados: dados omissos, erros, outlyers, transformação de variáveis, tipos de variáveis

4.2. Relações entre variáveis, normalidade, homogeneidade de variâncias e colinearidade. Técnicas gráficas de exploração de dados: Boxplots simples e condicionados, Cleveland dotplots, Histogramas, QQ-plots, Gráficos de dispersão, Pairplots, Coplots, gráficos Lattice

5. Modelos Lineares Gerais: noções básicas sobre a sua utilização

6. Introdução à análise multivariada e ao software PRIMER

6.1.- Medidas de associação, técnicas de ordenação e classificação (PCA, MDS, PCO, Simper, Clusters Analysis)

6.2. Teste de hipóteses e rotinas Anosim, Simprof, Relate, Bio-Env, Permanova, Distlm e CAP

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos da unidade curricular, pois:

Os pontos 1 a 2 dos conteúdos programáticos pretendem concretizar o ponto 1 dos objetivos;

Os pontos 3 a 6 dos conteúdos programáticos pretendem concretizar o ponto 2, 3 e 4 dos objetivos;

Todos os pontos dos conteúdos programáticos pretendem concretizar o ponto 4 dos objetivos.

Bibliografia

Anderson, M.J., Gorley, R.N., Clarke, K.R., 2008. PERMANOVA+ for PRIMER: Guide to Software and Statistical Methods. PRIMER-E, Plymouth, UK

Clarke, K.R., Gorley, R.N., 2006. PRIMER v6: User Manual/Tutorial. PRIMER-E, Plymouth, U.K.

Grafen, A, Hails, R, 2002. Modern Statistics for the Life Sciences. Oxford University Press.

Quinn, G. & Keough, M, 2002. Experimental Design and Data Analysis for Biologists. Published by Cambridge University Press.

Zuur, AF, Ieno, EN and Smith,. GM 2007. Analysing Ecological Data. Springer. 680 pp.

Zuur, AF, Ieno, EN, Meesters, EHWG, 2009. A Beginner's Guide to R. Springer, 216 pp.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %