Gestão Ambiental e Transformações Globais
Código
0201332Créditos ECTS
5Objetivos
Pretende-se proporcionar aos estudantes uma visão integrada da Gestão Ambiental e das Transformações Globais, abordando os conceitos e princípios fundamentais da Ciência Ambiental e a importância de uma Ética Ambiental como base para a sustentabilidade. A unidade curricular explora o conceito de ecossistema, a diversidade e gestão dos recursos naturais, bem como os principais impactos do aquecimento global e das alterações climáticas. Promove-se ainda a reflexão crítica sobre os desafios futuros associados ao crescimento demográfico, à escassez de recursos e aos potenciais conflitos socioambientais, desenvolvendo nos alunos a capacidade de análise, integração de conhecimentos e tomada de decisão informada no contexto das transformações globais.
Os principais objetivos de aprendizagem da unidade curricular são:
1) Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Ciência Ambiental.
2) Reconhecer a necessidade de uma Ética Ambiental.
3) Compreender o conceito de Ecossistema e a sua importância.
4) Identificar os diferentes tipos de recursos naturais e entender os processos de gestão dos mesmos.
5) Entender os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas.
6) Perspetivar o futuro e os conflitos decorrentes do crescimento demográfico versus escassez de recursos.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1 A natureza da ciência ambiental
1.2 Conceito de Ecossistema
1.3 Preocupações ambientais de carácter global e regional
2. ÉTICA AMBIENTAL
2.1 A necessidade de uma nova ética
2.2 Atitudes Ambientais
2.3 Desenvolvimento sustentável
2.4 Desastres ambientais e pobreza
2.5 O custo ambiental da industrialização acelerada
3. RISCOS AMBIENTAIS
3.1 Conceito de Risco
3.2 Custo, avaliação e gestão de riscos
4. ECOSSISTEMAS
4.1 Terrestres
4.2 Marinhos
5. ENERGIA E CIVILIZAÇÃO. PADRÕES DE CONSUMO
5.1 História do consumo de energia
5.2 Utilização da Energia
6. RECURSOS ENERGÉTICOS
6.1 Energias não renováveis
6.1.1 Recursos e reservas
6.3 Energias renováveis
6.4 Energia Nuclear
7. USO DO SOLO
7.1 Processos geológicos
7.2 Agricultura e poluição agrícola
8. QUALIDADE DO AR E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
9. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
9.1 Impactes nos recursos naturais
10. RESIDUOS SÓLIDOS, TÓXICOS E PERIGOSOS
11. POLÍTICA AMBIENTAL
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada em regime de b-learning, através da combinação de atividades em ambiente presencial, na sala de aula, laboratório e no campo, com atividades assíncronas suportadas pela plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle) disponível na Universidade dos Açores.
Aulas teóricas (T) - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.
Aulas teórico-práticas (TP) – Discussão de casos de estudo que abranjam os diferentes temas da disciplina e visualização de filmes.
Aulas de Campo (TC) – Visitas à estação de tratamento de águas residuais de um dos concelhos da ilha de São Miguel. Visita a unidades de produção de energia elétrica e a tratamento de resíduos.
Bibliografia
Cunningham, W.P. & Cunningham, M.A. (2016) - Environmental science: A global concern (13th ed.). McGraw-Hill Education.
Des Jardins, J.R. (2013) - Environmental ethics: An introduction to environmental philosophy (5th ed.). Cengage Learning.
Giddens, A. (2011) - The politics of climate change. Polity Press.
Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2021) - Climate change 2021: The physical science basis. Cambridge University Press.
Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2022) - Climate change 2022: Impacts, adaptation and vulnerability. Cambridge University Press.
Miller, G.T. & Spoolman, S.E. (2018) - Living in the environment (19th ed.). Cengage Learning.
Odum, E.P., & Barrett, G.W. (2005) - Fundamentals of ecology (5th ed.). Cengage Learning.
Park, C. (2011) - The environment: Principles and applications (2nd ed.). Routledge.
Steffen, W., Crutzen, P.J. & McNeill, J.R. (2007) - The Anthropocene: Are humans now overwhelming the great forces of nature? Ambio, 36(8), 614–621.
World Commission on Environment and Development. (1987) - Our common future. Oxford University Press.
