Gestão Ambiental e Transformações Globais

Código

0201332

Créditos ECTS

5

Objetivos

Pretende-se proporcionar aos estudantes uma visão integrada da Gestão Ambiental e das Transformações Globais, abordando os conceitos e princípios fundamentais da Ciência Ambiental e a importância de uma Ética Ambiental como base para a sustentabilidade. A unidade curricular explora o conceito de ecossistema, a diversidade e gestão dos recursos naturais, bem como os principais impactos do aquecimento global e das alterações climáticas. Promove-se ainda a reflexão crítica sobre os desafios futuros associados ao crescimento demográfico, à escassez de recursos e aos potenciais conflitos socioambientais, desenvolvendo nos alunos a capacidade de análise, integração de conhecimentos e tomada de decisão informada no contexto das transformações globais.

Os principais objetivos de aprendizagem da unidade curricular são:

1)    Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Ciência Ambiental.

2)    Reconhecer a necessidade de uma Ética Ambiental.

3)    Compreender o conceito de Ecossistema e a sua importância.

4)    Identificar os diferentes tipos de recursos naturais e entender os processos de gestão dos mesmos.

5)    Entender os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas.

6)    Perspetivar o futuro e os conflitos decorrentes do crescimento demográfico versus escassez de recursos.

Programa

1. INTRODUÇÃO

1.1 A natureza da ciência ambiental

1.2 Conceito de Ecossistema

1.3 Preocupações ambientais de carácter global e regional

2. ÉTICA AMBIENTAL

2.1 A necessidade de uma nova ética

2.2 Atitudes Ambientais

2.3 Desenvolvimento sustentável

2.4 Desastres ambientais e pobreza

2.5 O custo ambiental da industrialização acelerada

3. RISCOS AMBIENTAIS

3.1 Conceito de Risco

3.2 Custo, avaliação e gestão de riscos

4. ECOSSISTEMAS

4.1 Terrestres

4.2 Marinhos

5. ENERGIA E CIVILIZAÇÃO. PADRÕES DE CONSUMO

5.1 História do consumo de energia

5.2 Utilização da Energia

6. RECURSOS ENERGÉTICOS

6.1 Energias não renováveis

6.1.1 Recursos e reservas

6.3 Energias renováveis

6.4 Energia Nuclear

7. USO DO SOLO

7.1 Processos geológicos

7.2 Agricultura e poluição agrícola

8. QUALIDADE DO AR E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

9. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

9.1 Impactes nos recursos naturais

10. RESIDUOS SÓLIDOS, TÓXICOS E PERIGOSOS

11. POLÍTICA AMBIENTAL

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em regime de b-learning, através da combinação de atividades em ambiente presencial, na sala de aula, laboratório e no campo, com atividades assíncronas suportadas pela plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle) disponível na Universidade dos Açores.

Aulas teóricas (T) - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas teórico-práticas (TP) – Discussão de casos de estudo que abranjam os diferentes temas da disciplina e visualização de filmes.

Aulas de Campo (TC) – Visitas à estação de tratamento de águas residuais de um dos concelhos da ilha de São Miguel. Visita a unidades de produção de energia elétrica e a tratamento de resíduos.

Bibliografia

Cunningham, W.P. & Cunningham, M.A. (2016) - Environmental science: A global concern (13th ed.). McGraw-Hill Education.

Des Jardins, J.R. (2013) - Environmental ethics: An introduction to environmental philosophy (5th ed.). Cengage Learning.

Giddens, A. (2011) - The politics of climate change. Polity Press.

Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2021) - Climate change 2021: The physical science basis. Cambridge University Press.

Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2022) - Climate change 2022: Impacts, adaptation and vulnerability. Cambridge University Press.

Miller, G.T. & Spoolman, S.E. (2018) - Living in the environment (19th ed.). Cengage Learning.

Odum, E.P., & Barrett, G.W. (2005) - Fundamentals of ecology (5th ed.). Cengage Learning.

Park, C. (2011) - The environment: Principles and applications (2nd ed.). Routledge.

Steffen, W., Crutzen, P.J. & McNeill, J.R. (2007) - The Anthropocene: Are humans now overwhelming the great forces of nature? Ambio, 36(8), 614–621.

World Commission on Environment and Development. (1987) - Our common future. Oxford University Press.

Método de Avaliação