Oceanografia química

Código

02016598

Créditos ECTS

6

Objetivos

Caracterizar a composição quimica da água do mar, tanto em termos de sólidos dissolvidos (elementos principais, secundários e traços) como em termos de material particulado.
b) Compreender a variabilidade composicional espacialmente e em profundidade.
C) Associar a composição quimica da água do mar com a circulação oceânica.
d) Compreender os mecanismos que modificam a composição química da água do mar.
e) Compreender a influência antropogénica na composição química da água do mar, em particular a acidificação.
f) Caracterizar os principais mecanismos de transporte de massa para os oceanos.
g) Estabelecer balanços geoquímicos para as principais espécies em solução na áqua do mar.
h) Conceituar modelos de composição química da água do mar.
i) Caracterizar os principais ciclos geoquímicos e compreender o papel da água do mar neles
j Caracterizar a composição química dos sedimentos marinhos.
k) Compreender a importância dos sedimentos marinhos como sumidouros geoquímicos.

Programa

Capítulo 1: Salinidade/temperatura/densidade/CO2/alcalinidade. Principais elementos da água do mar. Elementos menores e traço da água do mar. Matéria particulada.
Capítulo 2: Processos que modificam a composição da água do mar. Processos biológicos. Interação com a atividade vulcânica. Interação com sedimentos marinhos. Influência antropogénica: pH e acidificação dos oceanos.
Capítulo 3: Transporte de massa para os oceanos: as vias fluviais, atmosféricas e hidrotermais
Capítulo 4: Balanços geoquímicos. O conceito de tempo de residência. Balanços geoquímicos: CI, Na, S, Mg, K, Ca, HCO3, Si, P e N.
Modelagem da composição química da água do mar.
Capítulo 5: Os ciclos geoquímicos e os oceanos: o ciclo do carbono, o ciclo do fósforo e o ciclo do azoto.
Capítulo 6: Geoquímica de sedimentos marinhos. Classificação e composição. Sedimentos marinhos como sumidouros geoquímicos.

Métodos de Ensino

O ensino teórico e prático da disciplina de Oceanografia Química será baseado numa sucessão de lições dos dois tipos, complementares.
Aulas teóricas: ensino teórico baseado no MS-Power Point, para que a matéria seja explanada de uma forma atrativa. Aulas práticas:

incluem a resolução de problemas relacionados com a matéria lecionada, assim como a realização de trabalhos laboratoriais, em grupo, sobre amostras de água do mar recolhidas pelos alunos no decurso das aulas de campo.

Bibliografia

Berner, E.K. & Berner R.A. (2012) Global environment. Water, air and geochemical cycles. Princeton University Press, Princeton, 444 p

Chester R. & Jickells, T. (2012) Marine geochemistry. Wiley-Blackwell, Chichester, 411 p.

Kump, L.R, Kasting, J.E. & Crane R.G. (2010) The earth system. Prentice-Hall, San Francisco.

Ryan, P. (2014) Environmental and low temperature geochemistry. Wiley-Blackwell, Chichester, 402 p.

Schlesinger, W.H. (1997) Biogeochemistry. An analysis of global change. Academic Press, San Diego, 588 p.

Thurman, H. V. & Trujillo, A.P. (2002) Essentials of oceanography. Prentice-Hall, Upper Saddle River, 524 p.

Método de Avaliação

  • Parte prática - 50 %
  • Parte teórica - 50 %