Ecologia Marinha – sessões práticas

Código

02016642

Créditos ECTS

6

Objetivos

Permitir a utilização de vários métodos de amostragem, principalmente não destrutivos, nas zonas costeiras açorianas (ilhas atlánticas), de forma a:


1. criar familiaridade com as ferramentas e procedimentos para realizar pesquisas ecológicas não destrutivas em ecossistemas marinhos selecionados;


2. ser capaz de explicar os fatores que determinam a distribuição espacial e a abundância de populações de espécies marinhas;


3. neustónicas em relação a fatores bióticos e abióticos;


4. Compreender a importância dos ecossistemas marinhos selecionados;

Programa

1. Introdução aos ecossistemas marinhos selecionados dos Açores:

  • Lagoas costeiras (São Cristo - Ilha de São Jorge);
  • Bancos de areia submarinos
  • Neuston - ecossistema de superficie de alto mar.

2. Biodiversidade dos ecossistemas selecionados (espécies).

  • Algas e plantas;
  • Invertebrados;
  • Vertebrados.

3. Aplicação de técnicas de amostragem de ecologia marinha às saidas de campo em zonas costeiras (lagoa de São Cristo - ilha de S. Jorge) e/ou em campanhas de mar aberto (pesquisa de barco sobre biodiversidade neustónica), e /ou bancos de areias submarinas.

4. Análise de dados;


5. Redação do relatório final e apresentação

Métodos de Ensino

Cada campanha prática deste curso será precedida de sessão preparatória, onde serão expostos os principais objetivos. Duranto as campanhas de campo os docentes e outros colaboradores (ex. investigadores especializados nessas temáticas) exemplilicarão o uso das metodologias, seguindo-se da sua aplicação pelos alunos. Durante esta campanhas será utilizada diferente tipo de instrumentação específica para os seus objetivos.
As amostras e dados recolhidos nas campanhas serão posteriormente analisados em sessões tutoriais. Nestas análises serão utilizados equipamentos laboratoriais, bem como softwares de análise de dados (e,g. Excel, Statistica). A redação dos relatórios será também acompanhada de forma tutorial em sala de aula.
O acompanhamento da preparação da exposição oral dos resultados das campanhas permitirá consolidar a aprendizagem dos alunos. O teste final servirá para avaliar de forma global os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo desta unidade curricular.

Bibliografia

- Cunliffe, M. & Wurl, O. (2014). Guide to best practices to study the ocean's surface. Plymouth, UK, MBA, U.K. for SCOR, 118pp.
(Ocasional Publications of the MBA-UK. https://doi.org/10.25607/0BP-1512
- GEOTRACES (2022). Guide to cruise report compilation
http://www.bodc.ac.uk/geotraces/cruises/documentation/cruise_report_writingguide/
• Morton, B., J.C. Britton & A. M.F. Martins (1998). Coastal Ecology of the Azores. Sociedade Afonso Chaves, Ponta Delgada. 249 pp.;
• Segar D.A. (2018). - Introduction to Ocean Sciences. 4rd ed. Author Edition.
https://www.reefimages.com/oceans/SegarOcean4Book.pdf))
- Specific literature for each of the campaigns will be provided in digital form during the courses, through the Moodle page of the course.

Método de Avaliação

  • Frequência - 55 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45 %