Computing and Programming
Código
01062348Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender conceitos de computação.
2. Saber comunicar ideias de programação utilizando pseudolinguagens gráficas ou simbólicas.
3. Conhecer as principais primitivas da linguagem Python, explorando a sua utilização na elaboração de programas de visualização e tratamento de dados.
4. Analisar um problema real e criar um algoritmo de resolução eficaz e eficiente.
No que respeita a competências transversais pretende-se que os alunos adquiram autonomia na sua atividade de aprendizagem, promovam a criatividade e melhorem a capacidade de comunicação oral e escrita.
Programa
1. Introdução à computação e programação;
2. Tipos e estruturas de dados, uso de ficheiros;
3. Estruturas de Controlo do Fluxo de Dados;
4. Processamento e visualização de dados com as bibliotecas pandas e mathplotlib;
5. Algoritmos e programação estruturada;
6. Conceitos de orientação aos objetos com Python.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas incluem segmentos expositivos em que se apresentam os conceitos com recurso a exemplos e demonstrações que ilustram a utilização da linguagem de programação. Utilizam-se algumas metodologias dinâmicas baseadas em gamificação.
As aulas de laboratório são preenchidas pela resolução conjunta de problemas e fichas de trabalho.
Avaliação por frequência - frequência (NF), 2 projetos de grupo (PG1 e PG2), atividades assíncronas semanais (AA).
A classificação final (CF) é calculada através de:
Se NF >=7 então CF=0.40*NF+0.20*PG1+25*PG2 + 0,15*AA senão CF=NF
Avaliação por exame: segundo projeto (PG2) e exame escrito (NE).
A classificação final (CF) é calculada de acordo com:
Se NE>=10 então CF= 0.6*NE+0.4*PG2 senão CF=NE
Bibliografia
Gaël Varoquaux, Olav Vahtras, Emmanuelle Gouillart, & Pierre de Buyl (Eds.). (2024). Scipy Lecture Notes. Release 2024.1 (April 2024). https://scipy-lectures.org/
Ernesto Costa. (2015). Programação em Python—Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA.
Pine, D.J. (2019) Introduction to Python for Science and Engineering. CRC Press.
Downey, A. B. (2024). Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. O'Reilly Media; 3rd edition.
Galea, A. (2018). Beginning Data Science with Python and Jupyter: Use powerful tools to unlock actionable insights from data. Packt Publishing.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %