Psicologia Médica
Código
0105852Créditos ECTS
3Objetivos
- Compreender a relevância do modelo biopsicossocial para a saúde/doença
- Compreender a importância das crenças e expectativas de saúde/doença para os modelos leigos de doença.
- Conhecer os factores que influenciam o comportamento de doença e de procura de ajuda e sua relevância na saúde/doença
- Compreender a importância do comportamento na saúde/doença
- Conhecer os conceitos de stresse e coping, os factores fisiológicos envolvidos na reacção de stresse e os mecanismos de ligação stresse-doença
- Compreender as reacções emocionais à doença.
- Efectuar uma entrevista adoptando os princípios do modelo biopsicossocial
- Dominar, na entrevista, a comunicação verbal e não-verbal
- Praticar as competências de comunicação específicas às diferentes fases do ciclo vital
- Lidar com situações difíceis de comunicação
- Dominar as competências de comunicação de más notícias
- Utilizar a comunicação como instrumento de promoção da saúde e mudança comportamental
Programa
1. Introdução à Psicologia Médica.
2. Psicologia da Saúde e Modelo Biopsicossocial em Medicina
3. Medicina centrada sobre o doente
4. Comportamento de doença
5. Comportamento de procura de ajuda
6. Stresse, coping e doença
7. Personalidade, saúde e doença
8. Psicologia do ciclo da vida
9. Inteligência, empatia e comunicação
10. Emoção, regulação emocional e reacção à doença
11. Comunicação e doença crónica
12. Sintomas médicos inexplicados
13. Comunicação em contextos difíceis – o exemplo da oncologia
14. Comunicação e adesão à terapêutica
15. Motivação e modelos de mudança comportamental
16. Psicologia positiva e medicina
Métodos de Ensino
Expositivo, Demonstrativo, Role-playing, Contacto com doentes.
Avaliação:
Exame:60%
Frequência:20%
Bibliografia
Albery, I. & Munafò. M. (2008). Key Concepts in Health Psychology. SAGE Publications, London.
Ayers, S., Visser, R. (2010). Psychology for Medicine. Sage Publications.
Coulehan, J.L., Block, M.R. (2006). The medical interview. Mastering Skills for Clinical Practice. 5th Ed. F.A.
Davis Company, Philadelphia.
Gleitman, H., Gross, J., Reisberg, D. (2010). Psychology. 8th ed. W.W. Norton & Company, London.
Kurtz, S., Silverman, J., Draper, J. (2009). Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. 2nd Ed.,
Radcliffe Publishing, Oxford, San Francisco.
MacDonald, E. (2004). Difficult conversations in medicine. Oxford University Press.
Método de Avaliação
- Exame - 60 %
- Frequência - 20 %
- Outra - 20 %