Biologia Costeira

Código

0101576

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os discentes dominem os temas e desenvolvam espírito crítico, capacidade de integrar, discutir e comunicar o conhecimento. Os objetivos de aprendizagem definidos são:

1. Promover o conhecimento da terminologia e dos conceitos fundamentais sobre os ecossistemas costeiros e respetivos organismos.

2. Compreender a estrutura e dinâmica das principais comunidades litorais.

3. Relacionar as particularidades anatomo-fisiológicas dos organismos litorais com as particularidades do meio onde vivem e com o papel ecológico que aí desempenham.

4. Familiarizar técnicas de rotina (amostragem, tratamento de amostras e dados) em biologia costeira.

5. Estimular e desenvolver a aptidão para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento

6. Escrever e apresentar relatórios científicos (incluindo a descrição metodológica, revisão de literatura, apresentação e discussão de resultados)

7. fomentar a capacidade de trabalho em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar

Programa

O programa aborda os principais aspectos do ambiente costeiro, dividindo-se em três capítulos. O primeiro trata do ambiente costeiro caracterizando marés e ondas, incluindo suas forças geradoras, teorias e tipos, além da geomorfologia costeira, abordando sistemas de classificação, fatores evolutivos e um estudo de caso na costa sul de São Miguel. O segundo capítulo foca os ecossistemas de substrato móvel, caracterizando zonas entre-marés e subtidais, analisando fatores ambientais como hidrodinâmica e variações abióticas, e descrevendo diferentes habitats, como praias, dunas, ilhas barreira e estuários.

O terceiro capítulo explora os fundos rochosos, detalhando os recifes temperados dos Açores, os recifes frios e os recifes de coral. São analisadas as condições ambientais, a adaptação dos organismos, a organização comunitária e a ecologia das comunidades intertidais e subtidais. Além disso, são discutidos processos como sucessão ecológica, padrões de distribuição e interações biológicas.

Métodos de Ensino

O ensino será ministrado em 2 h teóricas e 2h práticas por semana. Os conceitos lecionados nas teóricas são complementados com trabalho de campo e mar e sessões de laboratório. A exposição a técnicas de rotina (amostragem, tratamento de amostras e dados) utilizadas em biologia costeira, irá fornecer ferramentas úteis para o futuro. Das aulas práticas são exigidos relatórios para avaliação, onde os alunos deverão demonstrar capacidade de relacionar conceitos teóricos e utilizá-los para explicar criticamente os fenómenos observados. Os trabalhos práticos pretendem também estimular a curiosidade científica e as aptidões de investigação e competências práticas e transversais, como a de trabalho em equipa.

Bibliografia

Castro P. & M. Huber 2000 Marine Biology. 3rd Ed., McGraw-Hill

Hawkins S. J. & Jones, 1992. Marine field course guide 1. Rocky Shores. Immel Publish., London

Ingmanson, D. E. & W. J. Wallace, 1989. Oceanography. An introduction. Waldsworth Publ. Company, Belmont

Karleskint, G. 2009 Introduction to Marine Biology. Brooks Cole 592pp

Levinton, J. S., 2017. Marine biology: Function, biodiversity, ecology. Oxford University Press. 592 pp

Mladenov, P. V. 2020 Marine Biology: A Very Short Introduction Oxford University Press 224pp

Morrissey, J. 2016 Introduction to the Biology of Marine Life. 11th edition Jones & Bartlett Learning 450 pp

Morton B., J. C. Britton & A. Frias Martins 1998 Ecologia costeira dos Açores. Sociedade Afonso Chaves

Neto A. I., 1991. Zonação litoral de dois locais da ilha de São Miguel (Açores) e estudo dos seus povoamentos fitobentónicos. APCC. Universidade dos Açores, Ponta Delgada

Nybakken, J.W. 2004 Marine Biology: An Ecological Approach. Benjamin-Cummings Pub Co 579 pp

Saldanha, L., 1995. Fauna submarina atlântica. 364p. Publicações Europa -América

Sumich J. L., 1992 An introduction to the biology of marine life. 5th ed., Wm. C. Brown Publishers

Tait, R. 2013 Elements of marine ecology: an introductory course. Butterworhts

Trujillo A. & H. Thurman, 2005. Essentials of Oceanography. 8th edition Pearson Prentice Hall

Townsend, D. W.2012 Oceanography and Marine Biology: An Introduction to Marine Science Sinauer Associates - Oxford University Press 576pp

 

Método de Avaliação