Psicossociologia do Trabalho

Código

0200828

Créditos ECTS

2.5

Objetivos

O presente bloco lectiva procura facultar aos alunos uma abordagem integrada das formas de entendimento, significado e função do trabalho para a sociedade e para os indivíduos. Neste sentido, trata-se de uma abordagem transdisciplinar sustentada na compreensão do fenómeno de trabalho que toma por base as teorias que emergiram nomeadamente na sociologia das organizações, na psicologia e na ergonomia. O principal enfoque recai sobre os novos problemas emergentes nos domínios do emprego regulado, na sua forma de desempenho, de acordo com os diferentes critérios normativos das organizações e da legislação de referência. Procura capacitar os estudantes com os conhecimentos de base na compreensão do significado dos diferentes processos de trabalho e do risco sempre presente em qualquer um deles, chamando a atenção para a forma de interpretação da organização do trabalho e de envolvimento dos indivíduos nas teias relacionais em que estão implicadas.

Programa

Tipologia de ação Humana e comportamento motivado, ação e papéis e requisitos
O sentido e significado do trabalho; o plano objetivo e subjetivo da atividade laboriosa
A Teoria das relações Humanas e motivação no trabalho
A teoria da contingência e a ênfase no ambiente e na tecnologia
A relação entre Condições e Eficácia do trabalho: aspetos psicossociais
Rotinas nas organizações do trabalho, empobrecimento e implicações
Noção de cultura profissional e clima organizacional, Higiene e segurança na sua Evolução
As mudanças comportamentais e alteração das atitudes face à segurança
O acidente/ o incidente: o erro humano e a avaliação do risco
O Stress, o desgaste, a fadiga e o erro humano
Do trabalho s/garantias à institucionalização da proteção
Normatividade, ética da vida, do trabalho e das empresas
A intervenção psicossocial acerca dos comportamentos de risco
Deteção de ameaças, prevenção e Intervenção
A função de higiene e segurança no trabalho na ótica de gestão de R.H

Métodos de Ensino

A dinâmica própria da leccionação de aulas desta natureza implica a construção de um espaço de debate em torno de exemplos conhecidos e estudos empíricos susceptíveis de contribuir para o esclarecimento e enriquecimento das questões abordadas e das temáticas de actualidade como o desemprego e a requalificação. O questionamento das experiências pessoais, das situações e das vivências conhecidas de trabalho é o motivo para introduzir actividades de aprendizagem orientada por objectivos de auto-descoberta. A avaliação à cadeira é constituída por dois elementos. Por conseguinte, a avaliação baseia-se em três elementos de natureza substancialmente diferente que incluem teste escrito (80%), debate e apreciação individual de um estudo de caso (20%) ou, em alternativa, elaboração de um trabalho individual escrito que contenha um estudo de caso, localizando-se os conceitos leccionados, numa sócio-análise.

Bibliografia

DUBAR, Claude (1997), A socialização. Construção das identidades sociais e profissionais, Porto: Porto Editora.
FITOUSSI, J. & ROSANVALLON, P. (1997), A nova era das desigualdades. Oeiras: Celta.
FREIRE, João (1993), Sociologia do trabalho: Uma introdução, Porto: Edições Afrontamento.
GRINT, Keith (1998), The Sociology of Work, 2nd Ed., Cambridge: Polity Press.
JACCARD, Pierre (s/d), História Social do trabalho, Lisboa: Círculo de Litores
JACCARD, Pierre (1969), Psicossociologia do trabalho, Lisboa: Moraes Editores.
LEFRANC, Georges(1988),, História do trabalho e dos trabalhadores, Lisboa, Europress.
SENNETT, Richard (2001), A corrosão do carácter — As consequências pessoais do trabalho, Lisboa: Terramar.
MÉDA, D. (1999), O trabalho – Um valor em via de extinção, Lisboa, Fim de século.
RODRIGUES, M.J. (1992), O Sistema de emprego em Portugal. Crise e mutações, 2ª Ed, Lisboa: Dom Quixote.

Método de Avaliação

  • Debate e apreciação individual de um estudo de caso - 20 %
  • Mini Testes - 80 %