Métodos de Disseminação Científica

Código

0200831

Créditos ECTS

5

Objetivos

Os principais objetivos desta UC são os seguintes:

1. Compreender a importância da epistemologia nas diferentes formas atuais de comunicação científica: Princípios éticos; Trabalho intelectual: direitos de autor e de propriedade industrial.

2. Capacidade de utilização avançada de processadores de texto para estruturação de documentos complexos (e.g. relatórios, dissertações): Formatação automática de índices gerais, lista de tabelas, lista de figuras; Lista final de referências.

3. Capacidade para pesquisar e selecionar informações científicas relevantes: Gestão de bibliografia científica com “software” de bases de dados; Interação com o processador de texto.

4. Saber redigir artigos científicos e fazer revisão científica de manuscritos (“peer-review”).

5. Aperfeiçoar as competências de comunicação em apresentações (utilização de “software” e equipamento de apoio especializado): Orais; Cartaz/”poster”; e, Artigos de divulgação científica.

Programa

1. Introdução à disseminação de resultados científicos:

- Importância do método científico nos documentos científicos;

- Pesquisa de informação.

2. Formas comunicação científica em de suporte escrito:

- Monografias científicas (relatórios técnicos e de licenciatura, dissertações de Mestrado e Doutoramento, livros);

- Artigos científicos (“papers” para revistas profissionais e “proceedings” de congressos).

3. Revisão de manuscritos para publicação – sistema “peer review” (diferentes tipos).

4. Formas não perenes de comunicação científica, com apoio visual:

- Apresentações orais;

- Cartazes (“posters”).

5. Formas de divulgação científica – “outreach” (livros, jornais, TV, internet - blogs), educação e sensibilização ambiental.

6. Direitos de propriedade intelectual (de autor) e industrial (patentes e marcas registadas).

7. Organização de reuniões científicas e outros eventos (e-conferências e conceito CNC).

8. Importância da ética na ciência – evitar condutas impróprias e casos de fraude.

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão lecciondos em aulas presenciais, com recurso a apresentações visuais, incluindo vídeos e análise de casos de estudo. Serão usados métodos expositivos e interrogativos para tornar as aulas mais dinâmicas. A documentação de suporte mais relevante será disponibilizada na plataforma de “Moodle”. As aulas serão teórico-práticas, estando a parte prática ligada à execução de trabalhos.

A realização de um trabalho em grupo (revisão de artigo), que será feito com apoio tutorial durante as aulas práticas, e também como trabalho autónomo dos alunos, permitirá lidar com as dificuldades que se deparam durante este tipo atividade. Os trabalhos individuais, permitirão aprofundar estas formas de comunicação.

A avaliação será contínua, com base na assiduidade e participação (10%) e em 4 momentos: 2 trabalhos em grupo – revisão de artigo científico (35%) e apresentação oral (10%); 2 trabalhos individuais – parecer de evento (15%) e artigo de divulgação científica (30%).

Bibliografia

- Araújo, S.F., M.B. Dias & A.G. Coutinho (Eds.), 2005. Comunicar Ciência. Um Guia Prático para Investigadores.

- Ceia, C., 2018. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 7ª Ed. Editorial Presença, Lisboa (Barcarena). Colecção Ensinar e Aprender.

- Granado, A. & J.V. Malheiros, 2001. Como Falar com Jornalistas sem Ficar à Beira de um Ataque de Nervos. Guia para Investigadores e Profissionais de Comunicação. Gradiva – Publicações, Lda. Lisboa.

- Oliveira, L.A., 2011. Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Lidel – Edições técnicas, Lda. Lisboa.

- Oliveira, L.A., 2013. Ética em Investigação Científica. Guia de Boas Práticas em Estudos de Caso. LIDEL, Edições Técnicas, Lda., Lisboa.

- Pereira, A. & C. Poupa, 2018. Como Escrever Uma Tese, Monografia ou Livro Científico: Usando o Word. 7ª ed. Lisboa: Ed. Sílabo.

- Skerten, C., 2006. Advice on writing a scientific paper. ASP Conference Series, 349: 445-467.

- Smith, A.J., 1990. The task of the referee. IEEE. 7 pp.

Método de Avaliação

  • 2 Frequências - 60 %
  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • Fichas de Avaliação Contínua - 30 %