Desenvolvimento do projeto de Tese em Biologia

Código

0300054

Créditos ECTS

60

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

 

1. PLANIFICAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO: 1.1. Conhecimento e investigação – Conceitos básicos; 1.2. Escolha de um tópico de investigação – bases e expectativas; 1.3. Necessidade de planificação ou desenho de um projeto de investigação; 1.4. Aquisição da informação existente sobre o tópico de investigação; 1.5. Tipos de desenhos de investigação e diferentes modos de abordagem; 1.6. Necessidade metodológica (método científico), importância e reflexos na condução da investigação e na validade do conhecimento obtido; 1.7. Realização do projeto de Doutoramento- atividades individuais e atividades de colaboração. 2. DESENHO EXPERIMENTAL E AMOSTRAGEM: 2.1. Desenho experimental (lógica da pesquisa científica: teste de hipóteses; princípios do desenho experimental); 2.2. Amostragem (natureza e tipos de dados biológicos; tipos e condicionantes da amostragem; organização dos dados); 2.3. Estudos de caso. 3. ANÁLISE DE DADOS: 3.1. Análise exploratória de dados; 3.2. Inferência frequencista 3.3. Métodos baseados na verosimilhança; 3.4. Inferência bayesiana). 3.5. Métodos em áreas específicas - ecologia,genética populacional, filogenia e ciências da saúde. 4. COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: 4.1. Escrita científica eficiente; 4.2. Comunicação oral versus poster; 4.3. Preparar e executar uma comunicação oral/palestra; 4.4. Preparar e executar um cartaz; 4.5. Preparar um relatório técnico; 4.6. Divulgação científica e relação com os media. 5. ASPECTOS LEGAIS E ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO EM BIOLOGIA: 5.1. Enquadramento legal do acesso aos recursos naturais; 5.2. Tipos de investigação biológica sujeitos a avaliação ética; 5.3. Integridade científica e princípios de conduta em investigação; 5.4. Investigação envolvendo sujeitos e material biológico humano. 5.5. Questões éticas relacionadas com o uso de animais na investigação científica.

Métodos de Ensino

 

A presente UC apresenta-se, no que concerne os tempos presenciais, organizada em duas componentes distintas, mas interligadas: uma componente de “sala de aula” (cujos conteúdos constam do ponto 5), correspondente a 75 horas, e uma componente que se desenrola em sessões de tutorado, à qual são atribuídas as restantes 75 horas presenciais. Na componente letiva, para além de sessões expositivas, cujo número deve estar reduzido ao mínimo, as horas de contacto obedecem a vários tipos de formato, com destaque para as sessões de estudos de caso, situações de “role-play” e trabalho em pequenos grupos. As sessões de tutorado são da responsabilidade de cada um dos orientadores. O objetivo destas horas de contacto é providenciar as condições adequadas ao desenvolvimento dos projetos de tese, nomeadamente por via da aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente de sala de aula aos planos individuais dos doutorandos. 

Bibliografia

 

(a bibliografia específica será disponibilizada no moodle no fim de cada tema)

 

Committee on Science, Engineering, and Public Policy (COSEPUP) (2009). On Being a Scientist: Responsible Conduct in Research, 2ª Edição, 82pp. National Academies Press Online (http://books.nap.edu/catalog.php?record_id=12192)

 

McCarthy MA (2007). Bayesian Methods for Ecology. Cambridge University Press, Cambridge, 296 pp.

 

Qian SS (2010). Environmental and ecological statistics with R. Chapman & Hall/CRC, Boca Raton, 421 pp.

 

Rogers, S.M. (2007). Mastering scientific and medical writing - a self-help guide. Springer Berlin Heidelberg New York, 146pp.

 

Ruxton, GD & N Colegrave (2011). Experimental design for life sciences. 3rd ed. Oxford University Press, NY, xviii+178p.

 

 

 

Método de Avaliação