Geologia dos Açores
Código
0201245Créditos ECTS
5Objetivos
1. Caracterizar o enquadramento geodinâmico dos Açores;
2. Conhecer os principais eventos geológicos que marcaram a História dos Açores;
3. Identificar as principais formas e estruturas geológicas subaéreas e submarinas da região dos Açores;
4. Compreender a evolução geológica das ilhas dos Açores;
5. Conhecer os recursos geológicos da região dos Açores.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. Geografia e Geodinâmica
1.2. Atividade Sísmica
1.3. Erupções vulcânicas
1.4. Desgaseificação
1.5. Tsunamis
1.6. Movimentos de vertente
2. GEOLOGIA DAS ILHAS
2.1. Geomorfologia
2.2. Tectónica
2.3. Atividade sismovulcânica
2.4 História vulcanológica
2.5. Recursos Geológicos
3. ESTRUTURAS SUBMARINAS
3.1. Batimetria
3.2. Formas e estruturas
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se num conjunto de seminários que abordam os diferentes conteúdos temáticos. As aulas são ilustradas com diapositivos e filmes, na sua maioria recolhidos no decurso de missões geológicas pelos docentes e investigadores responsáveis pela lecionação.
Bibliografia
GASPAR, J.L. (1996) - Ilha Graciosa (Açores): História Vulcanológica e Avaliação do Hazard. Tese de doutoramento. Univ. Açores, 361p.
GASPAR, J.L., GUEST, J.E., DUNCAN, A.M., BARRIGA, F.J.A.S., CHESTER, D.K. (eds.) - Volcanic Geology of São Miguel Island (Azores Archipelago). Geological Society of London Memoir, 44, 309 p.
MADEIRA, J. (1998) - Estudos de Neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de doutoramento, Univ. Lisboa.
PACHECO, J.M. (2001) - Processos associados ao desenvolvimento de erupções vulcânicas hidromagmáticas explosivas na ilha do Faial e sua interpretação numa perspetiva de avaliação do Hazard e minimização do risco. Tese de doutoramento. Univ. Açores, 330p.
PACHECO, J.M. et al. (2013) - Notas sobre a geologia do arquipélago dos Açores. In: R. Dias, A. Araújo, P. Terrinha, J.C. Kullberg (Eds), Geologia de Portugal, vol. 2, Escolar Editora, 595-690.
Método de Avaliação
Frequência - 100 %