Ictiologia
Código
0101535Créditos ECTS
6Objetivos
1. Nomeia e localiza as principais estruturas anatómicas e morfológicas em peixes ósseos e cartilagíneos.
2. Descreve o panorama global da evolução dos vertebrados, desde a origem dos cordados ao surgimento dos tetrápodes.
3. Descreve de uma forma geral os aspetos da biologia dos peixes que têm a ver com a reprodução, o crescimento e a alimentação, explicando métodos básicos de determinar esses parâmetros.
4. Indica funções importantes dos peixes nos ecossistemas.
5. Faz inferências básicas acerca da biologia e ecologia de uma espécie a partir da análise da respetiva anatomia e morfologia.
6. Analisa criticamente argumentos polémicos relacionados com peixes.
7. Dá exemplos do modo como os peixes marcaram e marcam a história, a economia, e o ambiente.
Programa
Evolução e diversidade dos cordados
Biologia
Circulação e respiração
Órgãos dos sentidos
Locomoção e flutuabilidade
Alimentação
Idade e crescimento
Reprodução e ciclos de vida
Ecologia
Papel dos peixes nos ecossistemas
Exploração e conservação
Métodos de Ensino
Procurando inspiração no conceito de "flipped classroom", a bibliografia necessária é disponibilizada através da página da unidade curricular no moodle, sendo fornecidos guias de leitura e indicados recursos adicionais. O estudante é solicitado a estudar os conteúdos em antecipação das aulas teóricas. Estas decorrem de modo interativo, procurando-se explorar os níveis superiores da taxonomia de Bloom. As atividades práticas reforçam a componente teórica e estão orientadas para o desenvolvimento de competências com relevância profissional na área. O docente está disponível para qualquer esclarecimento nas horas de atendimento, e permanentemente através de um fórum específico no moodle.
Bibliografia
Gene Helfman et al., 2009. The Diversity of Fishes: Biology, Evolution, and Ecology. Wiley-Blackwell, 2ª ed.
Moyle, Peter B., & Joseph J. Cech, 2005. Fishes: An introduction to ichthyology (5ª Ed.). Prentice Hall Press.
Método de Avaliação
- Blogue fotográfico - 15 %
- Frequência - 40 %
- Participação no blogue da disciplina - 10 %
- Relatório de ecomorfologia - 35 %