Embriologia e Histologia Animal
Código
0101536Créditos ECTS
6Objetivos
Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo a formação de base na área da embriologia e da estrutura e organização dos tecidos. Estes conhecimentos constituirão um pré-requisito fundamental para a compreensão da organografia e do funcionamento dos órgãos e sistemas a ministrar nas UCs do 6º semestre.
Objetivos:
1. Conhecer as finalidades do estudo da Embriologia e da Histologia;
2. Dominar o manuseamento do microscópio ótico;
3. Dominar o léxico histológico;
4. Conhecer as várias fases do desenvolvimento embrionário e os processos envolvidos em cada uma delas;
5. Relacionar o processo da embriogénese com a diferenciação dos vários tecidos;
6. Reconhecer os vários tipos de tecidos como organizações celulares e estruturais com características particulares;
7. Conhecer a composição celular e histológica dos tecidos;
8. Estabelecer associação e relacionar a estrutura e a função dos tecidos;
9. Identificar e descrever os diferentes tecidos em cortes histológicos.
Programa
Os conteúdos programáticos ao abrangerem os princípios gerais da embriologia e desenvolvimento embrionário, bem como da estrutura dos diversos tecidos animais, quer do ponto de vista conceptual quer prático, concorrem para a prossecução dos objetivos elencados para a UC. Assim, garante-se a aquisição de conhecimentos de embriologia geral e de histologia básica, fundamentais a diversas UCs.
Em cada tema, a participação dos alunos será estimulada, no sentido de desenvolver a capacidade de identificar, descrever e integrar as fases do desenvolvimento embrionário, bem como a diversidade celular que agrega a pluralidade dos tecidos, associando-a à sua função. Para que tal aconteça, nas aulas teóricas utilizar-se-ão fotomicrografias de cortes histológicos, recorrendo a uma análise conjunta com os alunos. Isto permitirá, por um lado, a materialização dos conhecimentos teóricos lecionados, e por outro, uma ligação eficaz ao trabalho autónomo que os discentes desenvolverão na componente prática.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas os vários temas programáticos são explorados no domínio conceptual, embora sempre com materialização dos conceitos através de imagens de microscopia ótica e eletrónica, enquanto nas aulas práticas é privilegiado o contacto do estudante com os materiais e meios de ensino (lâminas histológicas e microscópios) e a interação com o docente.
Bibliografia
FAWCETT D.W. 1994. Bloom and Fawcett, A textbook of histology. Chapman & Hall, New York, 964 pp.
GARTNER L.P. & J.L. HIATT. 2001. Colour textbook of histology, 2nd ed., W.B. Saunders Company, Philadelphia, 577 pp.
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GILBERT S.F. 1997. Biologia do desenvolvimento, 5ª ed., FUNPEC Editora, Ribeirão Preto, SP. 563 pp.
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WOLPERT L., BEDDINGTON R., BROCKESJ., JESSELL T., LAWRENCE P., MEYEROWITZ E. 2000. Princípios de Biologia do Desenvolvimento. Editora Artmed, Porto Alegre. 484 pp.
Método de Avaliação
- Componente prática - 30 %
- Componente teórica - 70 %