Oceanografia por Satélite
Código
0200840Créditos ECTS
4Objetivos
1. Introduzir os alunos às tecnologias espaciais e em particular às que se aplicam aos estudos marinhos. O ênfase é dados sobre os sensores transportados em satélites (Oceanografia de Satélite).
2. Introduzir alguns conhecimentos sobre a história da exploração do espaço e a sua aplicação à Observação da Terra.
3. Introduzir alguns conhecimentos sobre a natureza da radiação eletromagnética, com apresentação de algumas leis fundamentais da radiação e seu comportamento na atmosfera e no mar.
4. Aprofundar alguns assuntos relativos à aplicação das tecnologias espaciais ao mar, através da apresentação dos principais satélites oceanográficos na banda do visível, infravermelhos, micro-ondas e radar.
5. Adquirir novas valências sobre o desenvolvimento de técnicas de processamento e análise (quantificação) de dados satélite, tendo para tal aulas teórico-práticas de processamento e de aprendizagem sobre algum software de imagem (e.g. BILKO, Seadas, BEAM, etc).
Programa
1. Secção A – Introdução às Técnicas de Deteção Remota
1.1. Introdução à DR
1.1.1. Aplicações
1.1.2. Definições, Conceitos e Vantagens
1.1.3. Breve História e Processos Básicos Envolvidos
1.2. Natureza da Radiação Eletromagnética
1.2.1. Definições e Conceitos
1.2.2. Leis Fundamentais
1.2.3. Comportamento Geral na Atmosfera e no Oceano
1.3. Conceitos Básicos de Deteção Remota
1.4. Satélites e Sensores
1.5. Processamento de Imagem e Interpretação de Imagem
2. Secção B – Aplicação à Oceanografia
2.1. Introdução
2.2. DR na Radiação Visível
2.2.1. Exemplos
2.2.1.1. Tipos de Sensores (CZCS, SeaWiFS, MODIS, MERIS, IRS-P4, Sentinel-3, etc.)
2.2.1.2. Parâmetros Geofísicos Obtidos e suas Aplicações ao Estudo Oceanográfico
2.2.1.3. Problemas na Calibração e Aplicação destas Técnicas ao Estudo da Côr dos Oceanos
2.2.1.4. Software para processamento
2.3. DR no Infravermelho Térmico
2.4. Aplicações Oceanográficas de outros satélites
Métodos de Ensino
A forma de transmissão do programa da disciplina, sendo esta teórica e teórico-prática e presencial, far-se-á através da apresentação de diapositivos, incluindo o recurso a vídeos, bem como a prática de exercícios nas aulas. As aulas são lecionadas de forma a incentivar os alunos para esta área de investigação, através não só da “discussão” teórica na sala de aula sobre avanços recentes sobre a ciência da deteção aplicada ao meio marinho, mas também através de aulas práticas em que se incentiva não só a participação ativa nas mesmas, bem como, a curiosidade de descobrirem por si só, novas ideias e aplicações, novas formas de análise das imagens.
No final será disponibilizada a documentação de suporte mais relevante através da plataforma de ensino “Moodle” e Dropbox. Todas as aulas serão disponibilizadas aos alunos em formato “pdf” aonde são igualmente incorporados os sumários.
Bibliografia
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Antoine, D., Babin, M., Berthon, J-F., Bricaud, A., Gentili, B., Loisel, H., Maritorena, S. and Stramski , D. (2014). Shedding Light on the Sea: Andrť Morelís Legacy to Optical Oceanography. Annu. Rev. Marine. Sci. 6: 1-21.
Asrar, G., Kaye, J. A., Morel, P. (2001) NASA Research Strategy for Earth System Science: Climate Component. Bull. Amer. Meteor. Soc., 82(7), 1309-29.
Astoreca R, Rousseau V, Ruddick K, Knechciak C, Van Mol B, Parent J-Y and Lancelot, C. (2009). Development and application of an algorithm for detecting Phaeocystis globosa blooms in the Case 2 Southern North Sea waters. Journal of Plankton Research 31(3): 287-300.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 50 %
- 2ª Frequência - 50 %