Multimédia

Código

0103144

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer diferentes tecnologias aplicadas à comunicação digital e multimédia, bem como compreender a relevância da multimédia na contemporaneidade.
2. Conhecer o ciclo de desenvolvimento de um projeto multimédia.
3. Reconhecer e manipular os diferentes tipos de dados digitais.
4. Identificar, integrar e utilizar as aplicações mais indicadas para cada tipo de dados.
5. Estruturar conceptualmente e desenvolver um projeto multimédia, aplicando as principais técnicas de produção de conteúdos.
6. Conhecer e aplicar as metodologias e técnicas para a preparação e publicação de conteúdos em ambiente Web.

Programa

1. Introdução à Multimédia. Definição de multimédia digital. Contexto/Objetivos de aplicação. Aplicações multimédia. Produção multimédia. 2. Projeto multimédia. Etapas de um projeto multimédia. Projeto multimédia e a Internet. 3. Texto. Caraterísticas, natureza, representação. Edição de texto. Formatos dos ficheiros de texto. Hipertexto e hipermédia. 4. Imagem digital. Modelos de Cor Digital. Representação de Imagem Digital. Software de Produção e Edição. Formatos de Imagem Digital. Imagens e Internet. Gráficos vetoriais. Representação. Formatos. Fotografia digital. 5. Áudio digital. Representação computacional de áudio. Software de produção e edição. Formatos de áudio digital. Áudio e Internet 6. Animação e vídeo digital. Princípios básicos de animação. Representação computacional de vídeo. Software de edição de vídeo digital. Formatos de vídeo digital. Vídeo e Internet 7. Desenho e conceção para a Web. Desenho de Páginas Web. HTML. CSS.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas, é proporcionada a exposição dos conceitos acompanhada de exemplos. Estes conceitos são trabalhados nas aulas práticas, no desenvolvimento de pequenos projetos, em grupos de 3 elementos, proporcionando aos alunos a possibilidade de trabalharem de forma autónoma, mas supervisionada. 

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.

Bibliografia

Tay Vaughan. Multimedia: Making It Work. Mc Graw Hill, 9th Edition, 2016. Nigel Chapman, Digital Multimedia, John Wiley, 2009. Dietel, P. J. & Dietel, H. M. Internet & World Wide Web - How to Program (Fourth Edition), U.S.: Deitel & Associates, Inc., 2011. Vic Costelo. Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Routledge; 2 edition, 2016 Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA, 2004.

Método de Avaliação