Oceanografia Biológica
Código
0101533Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina pretende debruçar-se sobre conteúdos básicos de oceanografia incluindo alguns de oceanografia física, química, geológica para melhor compreender as relações entre os organismos e o meio em que se inserem.
O objetivo básico desta disciplina centra-se no entendimento dos processos oceanográficos e bio-oceanográficos da coluna de água e nas interfases atmosfera-oceano e água-sedimentos.
Resultados de aprendizagem:
Conhecer a estrutura biológica do oceano e a relação desta com a estrutura física do oceano e com os processos físicoquímicos que aí decorrem.
Conhecer os fatores ambientais e os processos que controlam a abundância e distribuição dos organismos oceânicos no tempo e no espaço em várias escalas.
Descrever as principais adaptações dos organismos aos fatores condicionantes da vida nos ambientes oceânicos;
Entender a organização e funcionamento dos componentes biológicos dos oceanos.
Conhecer metodologias e técnicas de estudo de ambientes e organismos oceânicos.
Programa
Introdução. A oceanografia biológica como ciência interdisciplinar. Do Challenger à actualidade. Resenha histórica.
O ambiente oceânico. A água. A água do mar; salinidade, temperatura e densidade. Gases dissolvidos. PH e sistema carbonato; Principais variáveis oceanográficas - temperatura, salinidade, profundidade. O som e a luz;
Interacções atmosfera-oceano: Circulação atmosférica e oceânica. Ventos, força de Coriolis e espiral de Ekman. Correntes de superfície. Afloramentos. Circulação Termohalina. El niño e a oscilação do Pacífico Sul (ENSO). NAO e AMO. Oceano, clima e mudanças climáticas.
O fundo oceânico. Batimetria. Fisiografia. Formação e evolução das bacias oceânicas. Tectónica de placas. CMA. Microplaca dos Açores. Sedimentos Marinhos. Génese, características e distribuição.
Ciclos biogeoquímicos do C, N, P, S e CH4. Nódulos polimineráticos.
Produção Primária. Fitoplâncton;Diversidade e Ecologia; HABs
Produção secundária. Diversidade do zooplâncton. Herbivoria e migrações verticais. Diversidade bacteriana e de Archaea. Necton; Diversidade, Organização e interacções biológicas.
Métodos de Ensino
A lecionação compreende uma componente teórica e outra prática. A primeira inclui uma componente expositiva e outra interativa na qual os discentes são incentivados a experimentar trabalho prático. A componente práticas visa demonstrar metodologias e técnicas específicas e a facultar o contato com equipamentos utilizados na área da unidade curricular, bem como executar relatórios com vista à integração dos conhecimentos adquiridos. Nas aulas práticas promove-se a familiarização com metodos e técnicas de oceanografia biológica, incentiva-se os alunos a reflectir os conceitos teóricos, através da elaboração de relatórios em que se pretende-se proporcionar aos alunos bases que os habilitem a responder a solicitações futuras e, simultaneamente, despertar neles o gosto pelo pesquisa cientifica, expondo-os aos temas de investigação na área.
Bibliografia
Castro,P & Huber,2018 Marine Biology 11th Ed.
Garrison, T. & R. Ellis 2016 Oceanography. An invitation to Marine Science. Cengage Learning. 604pp
Ingmanson, D. E. & W. J. Wallace, 1989. Oceanography. An introduction. Waldsworth Publ. Company, Belmont.
Karleskint, G. R. Turner, Small, J. 2012 Introduction to Marine Biology. 4th edition Brooks/Cole Cengage Learning.
Lalli, C., & Parsons, T. R. 1997. Biological oceanography: an introduction. Elsevier.
Levington, J 2010 Marine Biology: International Edition: Function, Biodiversity, Ecology
Mann, K. H. & J. R.N. Lazier 1991. Dynamics of marine ecosystems: biological-physical interactions in the oceans Blackwell Scientific Publ.
Miller, C. B., & Wheeler, P. A. 2012. Biological oceanography. John Wiley & Sons.
Townsend, D. W. 2012. Oceanography and marine biology: an introduction to marine science. Sunderland: Sinauer Associates.
Trujillo, A. & H. Thurman, 2005. Essentials of Oceanography. 8th edition. Pearson Prentice Hall 532pp
Webb, P. 2021. Introduction to oceanography. Roger Williams University.