Biologia Funcional

Código

0201508

Créditos ECTS

4

Objetivos

Esta unidade curricular está integrada num conjunto que se pretende que seja de aprofundamento de conceitos essenciais em Biologia, neste caso da Biologia Funcional. Como conceito uniformizador dos conteúdos de ensino / aprendizagem escolheu-se “mecanismos moleculares” e como conceito especificador optou-se pelo estudo de mecanismos associados com respostas do organismo a patologias ou modificações em mecanismos que conduzem a patologias. No final desta unidade pretende-se que os alunos identifiquem analisem e relacionem mecanismos envolvidos em processos fisiológicos humanos e que os relacionem com processos de combate e processos patológicos, de modo a focar na especialidade do Mestrado - Biomedicina.

Programa

1. Mecanismos imunitários

1.1. Elementos e função do sistema imune. Hematopóiese;

1.2. Mecanismos da fagocitose; de toxicidade das células dendríticas; de ativação e de ação do sistema complemento; de ativação dos linfócitos B, de síntese e de ação dos anticorpos; de ativação e de ação dos linfócitos T.

1.3. Ação de componentes do sistema imune em processos infeciosos e inflamatórios

2. Mecanismos de coagulação e fibrinolise

2.1. Mecanismos moleculares da formação do trombolo plaquetário; de formação do coagulo; da fibrinolise.

3. Funções dos canais iónicos na Homeostasia. Canelopatias.

3.1. Hierarquia funcional dos organismos metazoários.

3.2. Troca de materiais no organismo. Noção de Homeostasia.

3.3. A importância da distribuição de iões no interior e exterior da célula. Bombas, canais e transportadores.

3.4. Anomalias nos canais e reflexos patológicos (canelopatias).

4. Componente prática: demonstração dos processos de fagocitose e de formação de fibras de coagulação.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino e atividades de aprendizagem:

Nesta unidade pretende-se desenvolver um processo de ensino / aprendizagem ativo centrado no aluno. Assim o professor depois de apresentar os diferentes temas proporá tarefas de aprendizagem em grupo. Os trabalhos de grupo teóricos serão realizados com recurso à internet.

Bibliografia

Arthur C. Guyton and John E. Hall. Textbook of Medical Physiology. 10th edition. W.B. Saunders Company, Philadelphia, Pennsylvania (2005).

William Ganon. Review of Medical Physiology. 22nd edition. W.B. Mac Graw Hill Companies (2005).

Bibliografia específica de “Mecanismos imunitários”

Tamàs et al. 2003. Arthritis Res Ther, 5:290-302

Louise et al. 2004. Brain, Behavior, and Immunity 18: 114–119.

Selena et al. 2010. PNAS 107 (17):| 7625–7626

Bibliografia específica de “coagulação e fibrinolise”

Butenas and Mann. 2002. Biochemistry (Moscow), Vol. 67, No. 1, pp. 3-12.

Dobrovolsky and Titaeva. 2002. Biochemistry (Moscow), Vol. 67, No. 1. pp. 99-108.

Feng et al. 2009. J Neurosci. 29(17): 5666–5670.

Bibliografia específica de “Funções dos canais iónicos na Homeostasia. Canelopatias”

Michael et al. 2006. Nephrol Dial Transplant: 21: 2708–2717.

Jurkat-Rott and Lehmann-Horn. 2007. Neurotherapeutics:4: 216–224.

Noone and Knowles. 2001Respir Res, 2:328-332

Método de Avaliação

  • Apresentação de um paper (trabalho em grupo) - 20 %
  • Resumo de um paper (actividade individual) - 20 %
  • Teste escrito com questões de aquisição, aplicação e análise de conhecimentos referentes aos três temas estudados - 60 %