Produtos Naturais em Saúde
Código
0201519Créditos ECTS
4Objetivos
Aprendizagem dos fundamentos dos Produtos Naturais, incluindo o conhecimento das várias classes de metabolitos secundários, a respetiva biossíntese, a sua importância, e aplicações em saúde. Tal conhecimento dará ao aluno uma perspetiva do papel dos produtos naturais em saúde, a capacidade de racionalizar a formação dos produtos naturais, de selecionar os métodos adequada à busca de novos produtos naturais com aplicação médica.
Programa
Produtos Naturais em saúde:
a) As várias perspectivas do que se entende por “Produtos naturais”.
b) Segurança e legislação em produtos naturais comerciais.
c) Produtos naturais como fonte de metabolitos secundários.
d) Metodologia de estudo a aplicar na busca de produtos naturais com aplicação farmacológica
e) Classes de metabolitos secundários: ácidos gordos e policetónicos, terpenos, fenilpropanoides, alcaloides.
f) Biossíntese das principais classes de metabolitos secundários
g) Técnicas cromatográficas e espectroscópicas aplicadas a produtos naturais.
h) Produtos naturais em saúde: casos de espécies dos Açores.
Métodos de Ensino
As aulas (presenciais) são apoiadas em metodologia expositiva com recurso maioritariamente a imagens e esquemas (PowerPoint) disponibilizadas na plataforma Moodle. Durante o decorrer das aulas são propostos e analisados com os alunos casos modelo adequados a cada objetivo.
Bibliografia
Medicinal Natural Products A Biosynthetic Approach. Paul M Dewick, 2002 John Wiley & Sons, Ltd, ISBNs: 0471496405 (Hardback); 0471496413 (paperback); 0470846275 (Electronic)
Molecules and medicine, E. J. Corey, B. Czakó, L. Kurti, John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey, 2007.
Biossíntese de Produtos Naturais, A. M. Lobo & A. M. Lourenço (Ed.), IST Press, Lisboa, 2007
Ngo et al., 21st Century natural product research and drug development and traditional medicines. Nat. Prod. Rep., 2013, 30, 584.
Bucar et al., Natural product isolation – how to get from biological material to pure compounds. Nat. Prod. Rep., 2013, 30, 525
Siró et al., Functional food. Product development, marketing and consumer acceptance—A review. Appetite 2008, 51, 456.
Cragg and Newman, Natural products: A continuing source of novel drug leads. Biochimica et Biophysica Acta General 2013, 1830, 3670.
Método de Avaliação
Frequência - 100 %