Sistemas de Informação

Código

0105905

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Entender o conceito, o papel e a importância dos sistemas de informação nas organizações no mundo digital globalizado.
2. Entender o papel, o valor e a importância do conhecimento e dos sistemas de informação empresariais na melhoria contínua dos processos de negócio e decisão nas organizações.
3. Saber escolher e utilizar os métodos e as técnicas elementares de planeamento, desenvolvimento e gestão de projetos em sistemas de informação.
4. Entender os principais aspetos relacionados com a segurança dos sistemas de informação, bem como as ameaças e consequências para as organizações no mundo digital globalizado.
5. Entender as implicações sociais e éticas na gestão dos sistemas de informação nas organizações.

Programa

1. Sistemas de informação, organizações e o mundo digital
2. Infraestruturas, serviços e comércio eletrónico
3. Comunicação e colaboração
4. Gestão do conhecimento
5. Sistemas de informação empresariais
6. Planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação
7. Gestão de projetos de sistemas de informação
8. Segurança nos sistemas de informação
9. Aspetos éticos e sociais dos sistemas de informação

Métodos de Ensino

A dinâmica das aulas teóricas segue um modelo de aprendizagem ativa, para promover o pensamento crítico, vocacionado para a apresentação e discussão de conceitos e casos de estudo com recurso a material didático em suporte texto e vídeo.

As aulas práticas laboratoriais, articuladas com as aulas teóricas, são vocacionadas para a análise e discussão plenária de respostas a questões sobre casos de estudo e da resolução de problemas e exercícios práticos. Em cada edição desta unidade curricular é organizada, pelo menos, uma visita a uma organização, de forma que os estudantes possam tomar contacto com a realidade organizacional local, e promovidos seminários temáticos proferidos por responsáveis de unidades de sistemas de informação em organizações locais, nacionais e internacionais.

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão da avaliação.

AVALIAÇÃO:

Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por uma componente individual teórico-prática que tem peso de 20% e uma componente em grupo que tem peso de 40% para o relatório temático e 40% para o projeto em equipa. A componente individual teórico-prática tem uma nota mínima de 10 valores, e a média aritmética das notas dos elementos de avaliação da componente de grupo (relatório temático e projeto) tem nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

Essencial

  • Valacich, J. e Schneider, C. (2022). Information Systems Today: Managing the Digital World (Ninth Edition): Pearson.
  • Laudon, K. C. e Laudon, J. P. (2021). Management Information Systems: Management the Digital Firm (Seventeenth Edition): Pearson.
  • Baase, S. & Henry, T. (2017). A Gift of Fire: Social, Legal, and Ethical Issues for Computing Technology (Fifth Edition): Pearson.

 Complementar

  • Dawson, C. (2015). Projects in Computing and Information Systems (Third Edition): Pearson.
  • Valacich, J. e George, J. (2020). Modern Systems Analysis and Design (Ninth Edition): Pearson.
  • Nascimento, J. C. Nascimento (2022). Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital: Gestão, Informação, Tecnologias & Inovação para 2030: Edições Sílabo.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %