P1 – Cartografia de Riscos

Código

0105697

Créditos ECTS

5

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é o de desenvolver competências na utilização da Cartografia para a avaliação do risco. Tratando-se de uma disciplina de projeto, este objetivo consubstancia-se pela evolução formativa dos discentes numa perspetiva construtivista, nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor da aprendizagem, na aquisição das seguintes competências:

1. Modelar fenómenos passíveis de oferecer perigo e serem um fator de risco para as populações e infraestruturas;

2. Organizar e estruturar informação geospacial sobre o meio físico, os perigos e os elementos de vulnerabilidade em Sistemas de Informação Geográfica;

3. Identificar e delimitar áreas de risco, com base na integração da informação sobre a dinâmica do meio físico, as vulnerabilidades e o valor dos elementos expostos;

4. Explorar e desenvolver os procedimentos necessários para, de modo autónomo mas orientado, preparar um projeto para a aplicação dos conceitos adquiridos.

Programa

1.INTRODUÇÃO

1.1 Métodos cartográficos

1.2 A dinâmica da cartografia de riscos

1.3 Integração de dados geospaciais

1.4 Utilização de Sistemas de Informação Geográfica

2. MODELAÇÃO

2.1 Caracterização de diversos tipos de perigos

2.2 Métodos de simulação

2.3 Modelos deterministas e probabilistas

2.4 Aplicação de modelos

3. PROJECTO

3.1 Avaliação do perigo e do risco associado a um fenómeno natural ou tecnológico, com o auxílio de um Sistema de Informação Geográfica.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em regime de b-learning, através da combinação de atividades em ambiente presencial com atividades assíncronas suportadas pela plataforma do sistema de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores.

A lecionação será efetuada em regime tutorial, com uma integração de um encontro semanal com os alunos em regime presencial e o acompanhamento das atividades a desenvolver pelos alunos. Adicionalmente, serão realizados levantamentos de campo na área de estudo a considerar.

Componente presencial: Estudo orientado e execução de exercícios em laboratório de SIG.

Componente assíncrona: Disponibilização de diversos tipos de materiais de suporte e elaboração de atividades interativas.

Bibliografia

KONECNY, M.; ZLATANOVA, S.; BANDROVA, T. L. Eds. (2010) – Geographic and Cartography for Risk and Crisis Management. Lecture Notes inn Geoinformation and Cartography. Springer; 429 p.

KRAAK, M-J; ORMELING, F. (2003) - Cartography. Visualization of Geospatial Data. Prentice Hall; 205 p.

NETO, P. L. (1998) – Sistemas de Informação Geográfica. FCA – Editora de Informática, Lda., Lisboa; 224 p.

SHOWALTER, P. S.; YONGMEI, L. Eds. (2010) – Geospatial Techniques in Urban Hazard and Disaster Analysis. Geotechnologies and the Environment Vol. 2. Springer; 468 p.

Método de Avaliação