Cartografia Geoambiental
Código
0201328Créditos ECTS
5Objetivos
Informação disponível em breve.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. A problemática da forma da Terra
1.2. Sistemas de Projeção e de Representação
1.3. Os principais sistemas nas cartas portuguesas
2. CARTAS TOPOGRÁFICAS
2.1. Leitura de cartas topográficas
2.2. Elementos de planimetria e de altimetria
2.3. Determinação de distâncias e áreas
2.4. Representação do relevo
2.5. Construção de perfis topográficos
3. CARTAS GEOLÓGICAS
3.1. Aspetos gerais
3.2. Importância e metodologia da cartografia geológica
3.3. Elementos de referência de estruturas geológicas
3.3. Distribuição espacial dos produtos vulcânicos
3.4. Construção de cortes geológicos
3.5. Tipos de documentos cartográficos, analógicos e digitais
4. FOTOGEOLOGIA
4.1 Teledeteção
4.2. Tipos de fotografias aéreas
4.3. Geometria das fotografias aéreas verticais
4.4. A organização dos voos
4.5. A utilização das fotografias aéreas em levantamentos geoambientais de regiões vulcânicas
5. PROJETO
5.1. Planificação e execução de um levantamento cartográfico de um caso de estudo (ilha de São Miguel).
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada em regime intensivo, através da combinação de atividades na sala de aula, em laboratório e trabalhos de campo. Os alunos desenvolverão ainda diversas atividades, em modo autónomo mas orientado.
Aulas Teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.
Aulas teórico-práticas: Observação e manuseamento de diversos tipos de suportes cartográficos, fotografia
aérea e instrumentação digital, com vista à sua utilização no trabalho de projeto.
Aulas Práticas, Prática laboratorial e Trabalho de Campo - Observação, manuseamento e execução de diversos tipos de exercícios com documentos cartográficos, fotografia aérea e instrumentação digital. Inclui trabalho laboratorial e de campo para as diversas fases desenvolvimento dos trabalhos em grupos, em que os alunos efetuam um levantamento geológico de uma área definida para cada grupo.
Orientação tutorial – Diversas sessões de apoio presencial e supervisão de trabalho de laboratório e de campo.
Componente assíncrona: Disponibilização de diversos tipos de materiais de suporte e apoio tutorial
Bibliografia
ALVES, J. A. D.; CRUZ, J. J. S.; NORTE, C. G. (1988). Manual de topografia (I Volume). PF, Lisboa.
FERREIRA, T., GOMES, A., GASPAR, J. L. & GUEST, J. (2015) - Distribution and significance of basaltic eruptive centres: São Miguel, Azores. In: Gaspar, J. L., Guest, J. E., Duncan, A.M., Barriga, F. J. A. S. & Chester, D. K. (eds) Volcanic Geology of São Miguel Island (Azores Archipelago). Geological Society, London, Memoirs, 44, 135–146, http://doi.org/10.1144/M44.10
COMPTON, R. R. (1985) - Geology in the field. John Wiley & Sons, Inc.; 398 p.
KELLER, E. A. (2010) – Environmental Geology. Prentice Hall; 562 p.
KRAAK, M-J; ORMELING, F. (2003). Cartography. Visualization of Geospatial Data. Prentice Hall; 205 p.
ROBINSON, A. H.; SALE, R. D.; MORRISON, J. L.; MUEHRCKE, P. C. (1984) Elements of cartography. John
Wiley & Sons, New York, 5th ed; 544 p.
