Petrologia Geral

Código

0105862

Créditos ECTS

7

Objetivos

Compreender os princípios e métodos em petrologia e petrografia;

Compreender a evolução magmática e identificar os principais tipos de magmas;

Identificar os principais corpos magmáticos e compreender a sua génese;

Compreender os modos de jazida e as texturas macro e microscópicas das rochas ígneas:

Identificar e classificar as rochas ígneas através do exame macroscópico e microscópico;

Compreender a génese das rochas metamórficas;

Identificar as texturas, macro e microscópicas, e estruturas das rochas metamórficas;

Identificar e classificar as rochas metamórficas através do exame macroscópico e microscópico;

Compreender a génese das rochas sedimentares;

Identificar as texturas, macro e microscópicas, e estruturas das rochas sedimentares;

Identificar e classificar as rochas sedimentares através do exame macroscópico e microscópico;

Conhecer as principais ocorrências de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares em Portugal continental, Açores e Madeira.

Programa

1. INTRODUÇÃO: Objetivos, princípios, conceitos e métodos em petrologia; o ciclo petrogenético; ambientes petrogenéticos; petrologia, petrogénese e petrografia.

2. PETROLOGIA ÍGNEA: Conceito, composição e evolução magmática; os corpos magmáticos; estruturas e texturas das rochas ígneas; minerais das rochas ígneas; caraterização e classificação das rochas ígneas; vulcanismo: introdução; erupções, rochas e produtos vulcânicos.

3. PETROLOGIA METAMÓRFICA: os fatores de metamorfismo na génese das rochas metamórficas; tipos de metamorfismo e fácies metamórfica; estruturas e texturas das rochas metamórficas; minerais das rochas metamórficas; caraterização e classificação das rochas metamórficas.

4. PETROLOGIA SEDIMENTAR: o processo sedimentar e a génese das rochas sedimentares; estruturas e texturas das rochas sedimentares; minerais das rochas sedimentares; caraterização e classificação das rochas sedimentares.

Componente Prática: Observação de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares em amostra de mão e à lupa binocular; Caraterísticas e regras de utilização de microscópio ótico de polarização; Observação de rochas ígneas em lâmina delgada; Classificação de rochas vulcânicas com base no diagrama de TAS.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise. Aulas Teórico-Práticas - Observação e caracterização de rochas e minerais através da identificação das rochas às escalas mesoscópica, macroscópica e microscópica. Realização de aulas de campo para identificação das estruturas e texturas das rochas, nomeadamente as vulcânicas.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

 

Best, M.G. & E.H. Christiansen (2000). Igneous Petrology. Blackwell (Ed.).

Blatt, H. & R.J. Tracy (1996). Petrology: Igneous, Sedimentary and Metamorphic. W.H. Freeman (Ed.).

Deer, W.A., R.A. Howie & J. Zussman (1981). Minerais Constituintes das Rochas – Uma Introdução. Fundação Calouste Gulbenkian (Ed.); 558 p.

Dercourt, J. & J. Paquet (1986). Geologia. Objectos e Métodos. Tradução de R.P. Pena dos Reis. Almedina (Ed.); 373 p.

Dorado, A.C. (1989). Petrografia Básica – Texturas, Clasificación y Nomenclatura de Rocas. Paraninfo (Ed.).

Galopim de Carvalho, A.M. (1996). Geologia – Morfogénese e Sedimentogénese. Universidade Aberta (Ed.);189 p.

Galopim de Carvalho, A.M. (1997). Geologia – Petrogénese e Orogénese. Universidade Aberta (Ed.); 159 p.

Galopim de Carvalho, A.M. (2002). Introdução ao Estudo do Magmatismo e das Rochas Magmáticas. Âncora (Ed.); 435 p.

Nunes, J.C. (2002). Novos Conceitos em Vulcanologia: Erupções, Produtos e Paisagens Vulcânicas. Geonovas 16; 5-22.

Winter, J.D. (2002). An Introduction to Igneous and Metamorphic Petrology. Prentice Hall (Ed.). 697 p.

Wyllie, P.J. (1982). A Terra. Nova Geologia Global. Fundação Calouste Gulbenkian (Ed.); 384 p.

Método de Avaliação