Farmacologia

Código

0201525

Créditos ECTS

2

Objetivos

Caracterizar fármaco, medicamento e tóxico. Conhecer o quadro regulamentar para a investigação clínica e para a aprovação dos medicamentos na UE. Saber como a partir dos alvos biológicos se desenvolve um medicamento (I & D). Conhecer conceitos básicos de Farmacocinética e Farmacodinâmica. Compreender a relação benefício / risco. Introdução a alguns conceitos básicos de Terapêutica. Monitorização Terapêutica de Fármacos: importância em contexto clínico.

Programa

1. Breve história da Farmacologia. Conceitos de fármaco, medicamento, tóxico. Âmbitos das diversas áreas de estudo e aplicação dos medicamentos. Tipos de medicamentos – conceito de genérico. Estrutura regulamentar.

2. Farmacocinética / sistema ADME. I&D. Fases pré-clínica, fases I, II, II, IV. Estudos observacionais. Farmacodinamia – receptores e mecanismos de sinalização intracelular. Alvos terapêuticos.

3. Conceitos básicos de Terapêutica (relação benefício/risco); RAM´s e indicação clínica; indicações off-label; ciclo de vida de um medicamento; diagnóstico clínico versus diagnóstico molecular e fármacos; farmacogenética; personalização da terapêutica).

4. Monitorização Terapêutica de Fármacos: importância em contexto clínico.

Métodos de Ensino

As aulas integram a apresentação dos fundamentos teóricos incluídos no programa. É seguida uma metodologia de exposição interativa estimulando a discussão dos temas apresentados. Como atividades de aprendizagem faz-se indicação de textos e artigos para serem trabalhados pelos alunos; a pesquisa e utilização de bases de dados; a discussão de notícias sobre investigação; desenvolvimento da capacidade crítica.

Bibliografia

Terapêutica Medicamentosa e Suas Bases Farmacológicas. Porto Editora.5ª edição.

Textos / slides cedidos pelo docente e disponibilizados no Moodle/ Texts / slides available in Moodle platform.

Consulta de bases de dados eletrónicas/ Electronic databases.

Método de Avaliação

    Trabalho de revisão na área de Farmacologia - 100 %