Vulcanologia
Código
0105688Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Vulcanologia enquanto Ciência.
2. Compreender os processos geodinâmicos que presidem à ocorrência dos fenómenos vulcânicos.
3. Caracterizar os processos genéticos, de transporte e de deposição dos diferentes tipos de produtos vulcânicos.
4. Identificar as diferentes fases eruptivas passíveis de ocorrer durante uma erupção vulcânica.
5. Reconhecer as formas e as estruturas geológicas geradas no decorrer dos processos vulcânicos.
6. Entender a variabilidade, intensidade e magnitude dos sinais precursores de atividade vulcânica.
7. Perceber os princípios da monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1 A Vulcanologia como Ciência
1.2 Vulcanismo no Sistema Solar
1.3 Enquadramento do vulcanismo terrestre
2. MECANISMOS ERUPTIVOS
2.1 Propriedades físico-químicas dos magmas
2.2 Processos eruptivos
3. ESCOADAS LÁVICAS
3.1 Morfologia e estrutura interna.
3.2 Reologia e mecanismos de desenvolvimento
4. DEPÓSITOS PIROCLÁSTICOS
4.1 Vesiculação dos magmas
4.2 Métodos de classificação
4.3 Génese, transporte e deposição
5. FLUIDOS MAGMÁTICOS E HIDROTERMAIS
5.1 Águas termais
5.2 Fumarolas
5.3 Desgaseificação difusa
6. TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA
6.1 Vulcanismo efusivo e explosivo
6.2 Fases magmáticas
6.3 Fases hidrovulcânicas
7. FORMAS E ESTRUTURAS VULCÂNICAS
7.1 Edifícios poligenéticos
7.2 Edifícios monogenéticos
8. MONITORIZAÇÃO SISMOVULCÂNICA
8.1 Sinais precursores
8.2 Técnicas geofísicas
8.3 Técnicas geodésicas
8.4 Técnicas geoquímicas
8.5 Técnicas petrográficas
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Palestras para apresentação dos conceitos, exploração de exemplos, e realização de exercícios. Avaliação: Tarefa I (individual) – Importância da Estatística (texto com duas páginas A4); Tarefa II (grupos de 3 alunos) – Variáveis aleatórias (texto com duas páginas A4 e apresentação de diapositivos para 10 minutos); frequência teórica (exercícios). Aulas práticas. Utilização de ferramentas informáticas em estatística descritiva e em inferência estatística: folha de cálculo e aplicações estatísticas (SPSS e WinBUGS). São fornecidos ficheiros tutoriais com os procedimentos a efetuar, e ficheiros de dados com os resultados esperados. Os alunos (grupos de 3) elaboram um relatório científico para desenvolver e aferir várias competências (CG1-4). São resolvidos exercícios relativos aos vários conteúdos lecionados, o que se avalia através da realização de uma frequência prática no computador.
Bibliografia
Gouveia de Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações - Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lisboa: Lidel.
Gotelli, N. J. & A. M. Ellison (2004). A primer of Ecological Statistics. Sinauer Associates, Inc., Sunderland, 510 pp.
Maroco, J. (2010). Análise estatística com a utilização do SPSS. 3ª Edição. Edições Sílabo, Lisboa, 822 pp.
McCarthy, M. A. (2007). Bayesian Methods for Ecology. Cambridge University press, Cambridge, 296 pp.
Pestana, D. D. e Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística, 4ª edição. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1164 pp.
Stigler, S. M. (1986). The history of statistics. The measurment of uncertainty before 1900. Belknap Press, Harvard University Press, Cambridge, 410 pp.
Zar, J. H. (1996). Biostatistical analysis. Prentice-Hall International, Upper Saddle River, 662 pp.
Método de Avaliação
Frequência - 100 %