Investigação Aplicada I
Código
0105865Créditos ECTS
2Objetivos
A UC de "Investigação Aplicada I" destina-se a criar as condições de execução e acompanhamento do aluno no desenvolvimento de um projeto de investigação definido na UC "Seminários de Investigação" (UC opcional proposta), cujos resultados sejam suscetíveis de vir a integrar a sua tese de Mestrado. Pretende-se que o aluno adquira competências em investigação científica sob a orientação de um tutor doutorado, investigador ou docente da FCT.
A UC de "Investigação Aplicada I" destina-se a criar as condições para que os estudantes executem, de um modo acompanhado, uma tarefa de investigação (projeto) na área da saúde. Pretende-se que o aluno adquira competências em metodologias de investigação científica, desenvolvendo o seu trabalho numa linha temática relacionada com a saúde, sob a orientação de um docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAc. Apesar dos estudantes não virem a desenvolver as suas teses de Mestrado na UAc, o corpo docente zela para que as competências adquiridas sejam facilmente transferidas para outro tema de investigação que os alunos venham a desenvolver.
Programa
ENQUADRAMENTO
A unidade curricular (UC) de “Investigação Aplicada 1” é uma disciplina opcional do segundo ano do Ciclo Básico de Medicina, lecionado na Universidade dos Açores em convénio com a Universidade de Coimbra. Esta UC tem um funcionamento semestral, sendo-lhe atribuídos 2 ECTS.
CONHECIMENTOS, APTIDÕES E ATITUDES
A frequência da UC exige o desenvolvimento prévio de um conjunto de conhecimentos, aptidões e competências:
a) conhecimento dos princípios básicos subjacentes ao processo de investigação científica (método científico);
b) domínio suficiente da língua inglesa, que possibilite a consulta de fontes de informação especializadas;
c) domínio dos recursos informáticos que permita o acesso a material bibliográfico na área biomédica; d) motivação para o aprofundamento dos princípios da investigação;
e) capacidades relacionais, nomeadamente relativas à integração num grupo de investigação.
PROGRAMA
No âmbito da disciplina de Investigação Aplicada 1 o estudante deverá desenvolver um trabalho de investigação num tema alinhado com a área do curso, integrado na equipa de trabalho de um dos docentes da UC. Deverá ainda traduzir o trabalho desenvolvido na forma de um relatório escrito (relatório científico) e de uma apresentação oral, assim desenvolvendo competências de escrita científica. Ao longo da UC o estudante deverá incrementar as suas competências de pesquisa bibliográfica, recorrendo a fontes reconhecidas internacionalmente na área da Saúde, bem como melhorar as suas capacidades de leitura de artigos científico. Uma vez que os projetos a serem desenvolvidos decorrem com uma forte componente laboratorial, esta é também uma oportunidade para uma experiência “hands-on”.
FRAMING
The curricular unit (CU) of "Applied Research 1" is an optional subject of the second year of the Basic Medicine Cycle, taught at the University of the Azores in agreement with the University of Coimbra. This course has a semester operation, and is awarded 2 ECTS.
KNOWLEDGE, SKILLS AND ATTITUDES
Attending the course requires the prior development of a set of knowledge, skills and competences:a) knowledge of the basic principles underlying the scientific research process (scientific method); b) sufficient command of the English language, which allows the consultation of specialized sources of information; c) mastery of computer resources that allows access to bibliographic material in the biomedical area; d) motivation for deepening the principles of the investigation; e) relational skills, namely related to integration in a research group.
Within the scope of the Applied Research 1 discipline, the student must develop a research work on a theme aligned with the area of the course, integrated in the work team of one of the UC professors. You should also translate the work developed in the form of a written report (scientific report) and an oral presentation, thus developing scientific writing skills. Throughout the course, the student should increase their bibliographic research skills, using internationally recognized sources in the area of Health, as well as improve their skills in reading scientific articles. Since the projects to be developed take place with a strong laboratory component, this is also an opportunity for a "hands-on" experience.
Métodos de Ensino
METODOLOGIA DE ENSINO
Nesta UC os estudantes acompanharão os trabalhos de investigação em desenvolvimento nos grupos dos vários docentes da UC (ver lista Projetos/Tutores 2024-2025). Pretende-se que ao longo do projeto o estudante desenvolva as suas capacidades de autonomia; todavia, e tratando-se de uma fase inicial da formação na érea da investigação, estão previstas várias sessões de “brainstorming”, nas quais cada docente fará um ponto de situação detalhado dos progressos do seu estudante/proporá estratégias de melhoria. De modo a sensibilizar os estudantes para as boas práticas e conduta ética na investigação, os alunos assistem a um seminário sobre o tema. Pretendendo-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências de comunicação científica (escrita e oral), é também oferecido nesta UC um seminário sobre escrita de relatórios científicos
Bibliografia
Bell, J., Waters, S. 2014. Doing your research project- a guide for first time researchers. 6th Ed., McGraw Hill Education, UK, 306 pp.
Laake, P., H.B. Benestad, B. R. Olsen (Eds.). 2007. Research methodology in the medical and biological Sciences. Elsevier, UK, 483 pp.
Marczyk, G., D. DeMatteo & D. Festinger (2005). Essentials of Research Design and Methodology.
John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.
A bibliografia específica a cada projeto será indicada por cada um dos docentes da UC relativamente ao seu projeto.