Processos de Separação de Biomoléculas
Código
0101539Créditos ECTS
6Objetivos
a) Demonstrar conhecimentos e capacidade de compreensão sistemática no domínio da separação de biomoléculas
b) Ser capaz de fundamentadamente selecionar a metodologia que seja mais adequada à separação da amostra a analisar
c) Dominar os procedimentos experimentais envolvidos na execução do trabalho laboratorial avançado com vista à obtenção de bioprodutos com valor acrescentado
d) Desenvolver um maior grau de maturidade científica, quer ao nível da pesquisa e exploração bibliográfica, apurando critérios de seleção e de análise crítica, quer ao nível da capacidade de expressão escrita e oral, nos moldes habitualmente utilizados pela comunidade científica
e) Demonstrar competências pessoais e interpessoais (desenvolver o gosto pela experimentação; demonstrar capacidade de desenvolver trabalho independente; valorizar o uso de boas práticas laboratoriais e normas de conduta ética; demonstrar capacidade de integração em equipas)
Programa
1 Breve introdução às estratégias de investigação para a obtenção de Biomoléculas
2 Introdução aos Processos de Separação
3 Operações de Separação Sólido-Líquido
Operações de remoção de sólidos em suspensão: Filtração, Sedimentação e Centrifugação
4 Métodos mais usados para a Extracção de produtos biológicos
5 Desintegração celular
6 Processos de Separação com Membranas
Micro/ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa. Diálise
7 Outros processos de concentração de produtos em solução
Precipitação, Cristalização, Evaporação
8 Processos de purificação
8.1 Técnicas de separação cromatográficas
Cromatog. líquida: a) cromatog. plana (papel; TLC); b) cromatog. líquida em coluna (líquido-líquido, fase ligada, adsorção, permuta iónica, afinidade, exclusão molecular) c) Cromatog. líquida realizada sob pressão (“flash”, LPLC, MPLC, HPLC, UHPLC) Cromatog. gasosa
8.2 Técnicas de separação eletroforéticas
9 Problemas integrados e Validação de processos
10 Execução de experiências laboratoriais
Métodos de Ensino
1 Metodologia de ensino Sessões teóricas expositivas apoiadas pela imagem e observação direta de toda a instrumentação que vai sendo referida. A participação dos estudantes é encorajada mediante uma exposição intercalada com debate orientado e a aplicação da metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas) em pontos-chave da matéria. Relativamente às sessões laboratoriais, os estudantes serão divididos em grupos de trabalho, fomentando-se, assim, a formação de espírito de equipa.
2 Atividades de aprendizagem
2.1 Resumos em pontos-chave da matéria
2.2 Pesquisa bibliográfica avançada e seleção de bibliografia
2.3 Execução de experiências laboratoriais
2.4 Elaboração de protocolos e de relatórios
2.5 Elaboração, apresentação e discussão de um artigo científico sobre um tema abordado nas sessões teóricas e laboratoriais
Bibliografia
- Ahuja S (ed.). 2000. Handbook of Bioseparations, Academic Press, San Diego, USA.
- Azevedo EG, Alves AM. 2009. Engenharia de Processos de Separação, IST Press.
- Foust AS, Wenzel LA, Clump CW, Maus L, Andersen LB. 1980. Principles of Unit Operations, 2nd ed., John Wiley & Sons, USA.
- Kennedy JF, Cabral JMS (eds.). 1993. Recovery Processes for Biological Materials, John Wiley & Sons, Chichester.
- Seader JD, Henley EJ, Roper DK. 2010. Separation Process Principles, John Wiley & Sons, USA.
- Stephanopoulos G (ed.). 1993. Biotechnology - A Multi-Volume Comprehensive Treatise, 2nd ed., Vol. 3, VCH, Weinheim.
Método de Avaliação
De acordo com o definido pelo docente - 100 %