Evolução

Código

0101541

Créditos ECTS

6

Objetivos

Conhecimentos: 

  1. Conhecer a história do pensamento evolutivo; 
  2. Compreender a importância do estudo das relações evolutivas entre seres vivos; 
  3. Enumerar os principais métodos de inferência filogenética; 
  4. Conhecer as principais etapas da evolução da vida na Terra; 
  5. Enumerar os principais fatores evolutivos e compreender a sua ação a vários níveis; 
  6. Considerar a evolução humana num contexto moderno. 
Aptidões e competências: 
  1. Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados; 
  2. Participar ativamente em trabalho de grupo; 
  3. Apresentar verbalmente estudos de caso publicados, de forma cientificamente correta e visualmente apelativa; 
  4. Analisar de forma crítica pontos de vista científicos sobre a evolução nos humanos modernos.

Programa

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos: a) Conhecer a história do pensamento evolutivo; b) Compreender a importância do estudo das relações evolutivas entre seres vivos; c) Enumerar os principais métodos de inferência filogenética; d) Conhecer as principais etapas da evolução da vida na Terra; e) Enumerar os principais fatores evolutivos e compreender a sua ação a vários níveis; f) Considerar a evolução humana num contexto moderno.

Aptidões e competências: g) Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados; h) Participar ativamente em trabalho de grupo; i) Apresentar verbalmente estudos de caso publicados, de forma cientificamente correta e visualmente apelativa; j) Analisar de forma crítica pontos de vista científicos sobre a evolução nos humanos modernos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução

1.1. Conceito de Evolução

1.2. História do pensamento evolutivo até à atualidade; o contributo de Darwin; críticas e evidências de evolução

2. Relações evolutivas entre organismos

2.1. Árvores filogenéticas e métodos de inferência filogenética; a taxonomia num contexto filogenético

2.2. A origem da vida; importância do registo fóssil; principais eventos evolutivos nos Procariotas e Eucariotas

3. Fatores evolutivos: mutação; reprodução sexuada; deriva genética; migração e isolamento geográfico; seleção natural e adaptação

4. Evolução a diferentes níveis: dos genes às espécies

5. Evolução nos humanos modernos

Métodos de Ensino

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular

Os conceitos base em evolução (1 a 4) correspondem aos objetivos a) a f). Pretende-se também o desenvolvimento da aptidões e competências g), h) e i), relacionadas com a análise de artigos científicos publicados na área da evolução e que funcionarão como estudos de caso relativos aos conteúdos 1 a 4. O ponto 5 corresponde aos objetivos f) e j).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sabendo-se que as metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno, promovem de forma reconhecidamente mais eficiente a aquisição de aptidões e competências pelos alunos, e melhoram o seu aproveitamento no geral, ir-se-á aplicar estas estratégias ao longo da disciplina. Dentro destas estratégias, a análise de estudos de caso é extremamente útil para a aquisição de aptidões e competências pois o aluno é confrontado com a realidade da investigação e da publicação científica. A implementação deste tipo de atividade irá permitir que os alunos atinjam os objetivos g) até i). As tarefas propostas serão realizadas de forma colaborativa, em grupos de 2-3 alunos, embora seja exigido que, dentro do grupo, sejam definidas tarefas específicas para cada membro. Cada aluno será encarregue de uma parte da análise e responsável por transmiti-la ao resto da turma de forma coesa com os restantes colegas. A atividade j) permitirá, por intermédio da estratégia de ensino de “aprendizagem pela descoberta”, que os alunos fiquem a conhecer o estado da arte sobre evolução nos humanos atuais (ponto 5). As atividades que permitirão atingir os objetivos g) a j) serão desenvolvidas nas horas teórico-práticas da disciplina de modo que os alunos beneficiem da presença do professor, que prestará orientação sempre que se verifique necessário. A lecionação da componente teórico-prática numa sala com acesso à Internet e tecnologia de projeção de vídeo, permitirá aos alunos desenvolverem as aptidões e competências referentes aos objetivos propostos. A utilização criteriosa de bases de dados de artigos científicos como o Google Académico, de consulta livre, e a Web of Knowledge, acessível através do portal dos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores será incentivado. Não se pretende que as estratégias de ensino centradas no aluno substituam totalmente a transmissão direta de conteúdos teóricos, pois o ensino centrado no professor, particularmente a este nível de aprendizagem, em que é necessária a aquisição de conceitos complexos, é imprescindível para atingir objetivos conceptuais tais como os objetivos a) a e). É reconhecida a importância da transmissão direta de conteúdos teóricos através de palestras efetuadas pelo professor e complementadas por apresentações visualmente atrativas. Esta estratégia centrada no professor é particularmente vantajosa no caso de disciplinas em que é necessário que os alunos adquiram a priori um conjunto de conceitos basilares a partir dos quais atividades de enriquecimento e consolidação, centradas no aluno, podem seguidamente ser propostas.

Bibliografia

Bibliografia principal

Bell G., 2015. The Evolution of Life. Oxford University Press.

Darwin C., 1873. The origin of species by means of natural selection: or, the preservation of favoured races in the struggle for life. 6th Edition. John Murray, London. John Murray, London.

Futuyma D.J., 2013. Evolution. Sinauer Associates.

Ridley M., 2003. Evolution, 3rd Edition. Wiley-Blackwell.

Método de Avaliação