Evolução
Código
0101541Créditos ECTS
6Objetivos
Conhecimentos:
- Conhecer a história do pensamento evolutivo;
- Compreender a importância do estudo das relações evolutivas entre seres vivos;
- Enumerar os principais métodos de inferência filogenética;
- Conhecer as principais etapas da evolução da vida na Terra;
- Enumerar os principais fatores evolutivos e compreender a sua ação a vários níveis;
- Considerar a evolução humana num contexto moderno.
- Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados;
- Participar ativamente em trabalho de grupo;
- Apresentar verbalmente estudos de caso publicados, de forma cientificamente correta e visualmente apelativa;
- Analisar de forma crítica pontos de vista científicos sobre a evolução nos humanos modernos.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceito de Evolução
1.2. História do pensamento evolutivo até à atualidade; o contributo de Darwin; críticas e evidências de evolução
2. Relações evolutivas entre organismos
2.1. Árvores filogenéticas e métodos de inferência filogenética; a taxonomia num contexto filogenético
2.2. A origem da vida; importância do registo fóssil; principais eventos evolutivos nos Procariotas e Eucariotas
3. Fatores evolutivos: mutação; reprodução sexuada; deriva genética; migração e isolamento geográfico; seleção natural e adaptação
4. Evolução a diferentes níveis: dos genes às espécies
5. Evolução nos humanos modernos
Métodos de Ensino
A avaliação é contínua. Ir-se-ão utilizar métodos centrados no docente para transmitir conhecimentos teóricos basilares, e métodos centrados no aluno, para facilitar a aquisição de aptidões e competências. A proposta em fórum de quatro questões científicas recorrendo a atividades colaborativas na sala de aula (“aprendizagem pelo ensino”), em grupos de 2-3 alunos, valerá 40% da nota final. Os grupos serão encarregues de avaliar de forma fundamentada as respostas dos colegas. Ir-se-á também recorrer à “aprendizagem pela descoberta”, propondo-se duas tarefas, também a desenvolver em sala de aula. A primeira corresponderá à análise de um conjunto de dados moleculares publicados e sua discussão, e a segunda à análise de dois artigos científicos sobre a evolução nos humanos atuais, sendo estes o ponto de partida para a pesquisa de bibliografia atual sobre o tema, apresentação dos pontos de vista do grupo e discussão. Estas tarefas serão realizadas em grupos de 2-3 alunos e corresponderão, respetivamente, a 20% e 10% da nota final. A aquisição de conhecimentos teóricos será avaliada por intermédio de um teste escrito que corresponderá a 30% da nota final.
Bibliografia
Bell G., 2015. The Evolution of Life. Oxford University Press.
Darwin C., 1873. The origin of species by means of natural selection: or, the preservation of favoured races in the struggle for life. 6th Edition. John Murray, London. John Murray, London.
Futuyma D.J., 2013. Evolution. Sinauer Associates.
Ridley M., 2003. Evolution, 3rd Edition. Wiley-Blackwell.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %