Evolução

Código

0101541

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram: compreensão do desenvolvimento do conceito de “evolução” através dos tempos, de modo a entender os antecedentes da proposta darwiniana; identificação dos fundamentos da teoria da evolução darwiniana e da atualidade da sua aplicação; discernimento na análise das extrapolações sociais da realidade evolutiva.

Pretende-se que os alunos desenvolvam: capacidade integrativa, ligando os percursos das várias ciências ao seu papel no surgimento da ideia de evolução; capacidade crítica, analisando a obra de Darwin e comentando o perfil do autor e as ideias por ele expressas.

Programa

Introdução – A questão da origem: do mito à ciência

EVOLUÇÃO – Até Darwin. De Platão ao Renascimento

Uma história para a terra

O caminho para a evolução

Darwin

A viagem do Beagle

“Sobre a Origem das Espécies” – One long argument...

O “Historical Sketch” da 3ª edição

A “Introdução”

A estrutura do livro – Capítulos I-IV

A estrutura do livro – Capítulos V-VII

A estrutura do livro – Capítulos VIII-XI

A estrutura do livro – Capítulos XII-XV

Descendência com modificação + Seleção Natural

A clivagem subsequente: Geneticistas vs naturalistas (até fins do século XIX)

A clivagem subsequente: Geneticistas vs naturalistas (primeiro quartel do século XX)

A Síntese (1930-1940) e o Neo-Darwinismo

Punctualismo vs. gradualismo

Evolução hoje – o refinamento da teoria

Evolução hoje – o refinamento das metodologias

Darwin e a Sociedade – criacionismo vs evolucionismo: a origem do conflito

Darwin e a Sociedade – criacionismo vs evolucionismo: a institucionalização do conflito

Métodos de Ensino

A componente teórica será apresentada preferencialmente por método expositivo; a componente teórico-prática incluirá a análise de textos, nomeadamente de “On the Origin of Species”.

Bibliografia

Young, D., 1992. The discovery of Evolution. Natural History Museum, London.

Ridley, M. (ed.), 1997. Evolution. Oxford University Press, Oxford

Darwin, C., 1856. On the Origin of Species. Mentor edition (1958), New American Library, N.Y. - http://darwinonline. org.uk/

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %