Biologia das Algas e dos Fungos
Código
0105833Créditos ECTS
6Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular dar a conhecer aos estudantes a diversidade de algas e fungos existente na natureza, a sua origem e evolução.
Recorrendo ao estudo de alguns géneros de organismos representativos de cada um destes grupos, os estudantes irão conhecer a respetiva variabilidade, particularidades e importância.
Definiram-se 3 resultados de aprendizagem gerais, transversais aos conteúdos, e que se irão atingindo ao longo do semestre letivo:
1. identificar e descrever a diversidade morfológica, ecológica e reprodutiva dos principais grupos taxonómicos das algas e fungos;
2. conhecer e descrever os processos evolutivos e a classificação taxonómica adotada para os organismos em estudo;
3. reconhecer a importância das algas e fungos no funcionamento dos ecossistemas a que pertencem, bem como o potencial económico desses organismos.
Programa
Para cada um dos grupos Algas e Fungos, os conteúdos contemplam:
1. Ocorrência e distribuição.
2. Estrutura celular e organização somática.
3. Reprodução e ciclos de vida.
4. Relações filogenéticas e processos evolutivos.
5. Diversidade morfológica, ecológica e reprodutiva.
6. Classificação.
7. Géneros tipo.
8. Importância ecológica e aplicações económicas.
Métodos de Ensino
A lecionação engloba aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas teóricas incluem uma componente expositiva e estão programadas para direcionar o aluno para os aspetos fundamentais da diversidade dos organismos em estudo. Os discentes são incentivados a estudar e pesquisar informação complementar que lhes permita reconhecer as diversas estruturas morfológicas e reprodutivas dos organismos em estudo e a forma como contribuem para a respetiva adaptação ao seu meio ambiente. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes será aprofundada e conseguida nas aulas práticas. O processo formativo deverá contar com a participação ativa dos estudantes ao nível de colocação de questões e outras manifestações de interesse, que permitam a discussão em sala e a consolidação do conhecimento adquirido.
Bibliografia
Belliger, E.G. & Sigee, D.C., 2010. Freshwater algae: identification and use as bioindicators. John Wiley & Sons, Ltd, Chichester.
De Reviers, B. 2006. Biologia e filogenia das algas. Artmed, Porto Alegre.
Graham LE & Wilcox LW, 2000. Algae. Prentice Hall, New Jersey.
Lee, R.E., 2008. Phycology, 4ª Ed. Cambridge University Press, Cambridge.
Van Den Hoek C, Mann DG & Jahns HM, 1995. Algae. An introduction to phycology. Cambr.Univ. Press.
Webster J & Roland WSW, 2007. Introduction to Fungi. Cambr.Univ. Press.