Biologia das Plantas
Código
0105834Créditos ECTS
6Objetivos
Conhecimentos:
- História e âmbito da Biologia Vegetal;
- Conhecer os principais sistemas de classificação de plantas;
- Conhecer a diversidade sistemática, estrutural e funcional dos principais grupos de plantas;
- Compreender os mecanismos evolutivos que originaram as principais linhagens de plantas;
- Compreender o significado de especiação;
- Reconhecer espécies de plantas endémicas dos Açores;
- Compreender a importância da Genética em estudos atuais de sistemática vegetal;
- Compreender a importância do conhecimento e conservação de linhagens endémicas de plantas;
- Reconhecer o potencial de espécies de plantas em fitorremediação e mitigação das alterações climáticas.
- Descrever e identificar espécimes da flora dos Açores; Construir um herbário de espécimes de plantas;
- Participar ativamente em trabalho de grupo;
- Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados;
- Analisar, de forma crítica, pontos de vista científicos sobre a evolução dos principais grupos de plantas.
Programa
Conteúdos programáticos teóricos
I. Introdução à Biologia das Plantas
- História e âmbito da disciplina;
- Breve revisão de conceitos-chave sobre anatomia vegetal;
- Sistemas de classificação de plantas;
- Visão geral da evolução das principais linhagens de plantas.
II. Diversidade Vegetal e Sistemática
1. Bryophyta, Marchantiophyta, Anthocerotophyta, Lycopodiophyta e Monilophyta - Características gerais;
Ciclo de vida e reprodução, e.g. Marchantia, Selaginella, Pteridium; estudo do gametófito e do esporófito;
Diversidade existente em cada um dos principais grupos, com enfase em alguns casos mais relevantes;
Importância ecológica, económica e ambiental; Questões filogenéticas e evolutivas.
2. Espermatophyta
2.1. Cycadophyta, Ginkgophyta, Pinophyta e Gnetophyta - Características gerais; Reprodução e ciclo de vida
e.g. Cycas, Pinus; Diversidade e aumento de complexidade dentro do grupo; Questões filogenéticas e
evolutivas.
2.2. Magnoliophyta - Características gerais; Significado e importância das estruturas reprodutivas ovário, fruto e semente; dupla fecundação; mecanismos de dispersão de frutos e sementes; Ciclo de vida; Monocotyledones e Eudicotyledones com referência a linhagens basais e Magnoliids; diversidade morfológica, biológica, de formas de vida e de desenvolvimento; Principais famílias com interesse em termos de sistemática, economia e ambiente, e.g., Fabaceae, Solanaceae, Poaceae; Questões filogenéticas e evolutivas.
III. Genética, Evolução e Conservação
- Genética: Mutações, com enfase em alterações da ploidia; hereditariedade.
- Biologia Evolutiva: Evolução das plantas; conceito de especiação em plantas; caso dos Açores.
- Biologia da Conservação e Ambiental: Conservação da biodiversidade; estratégias e leis com enfoque nos Açores; Aplicações da fitorremediação na gestão ambiental; potencial papel das plantas na mitigação das alterações climáticas.
Conteúdos programáticos laboratoriais
- Diversidade estrutural e funcional;
- Principais adaptações da raiz, caule, folha, flor, fruto e semente;
- Descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores;
- Preparação de espécimes de herbário.
Métodos de Ensino
Ir-se-ão utilizar métodos centrados no docente para transmitir conhecimentos teóricos basilares, e métodos centrados no aluno, para facilitar a aquisição de aptidões e competências. Dentro da componente teórico-prática a discussão de três temas em grupos de 2-3 alunos e avaliação pelos próprios alunos em fórum (“aprendizagem pelo ensino”) valerá 15% da nota final. Ir-se-á também recorrer à “aprendizagem pela descoberta”, propondo-se a análise de um tema, sendo este o ponto de partida para a pesquisa de bibliografia atual sobre o tema, e apresentação oral dos conhecimentos obtidos pelo grupo (10% da nota final). A aquisição de conhecimentos teóricos será avaliada por intermédio de dois testes escritos cuja média corresponderá a 50% da nota final. A componente de prática laboratorial será avaliada por intermédio de um teste prático (25% da nota final).
Bibliografia
Evert R.F., Raven P.H. & S.E. Eichhorn (2012) Biology of Plants 8 Ed. W.H. Freeman.
Graham L.E., Graham J.M. & L.W. Wilcox (2024). Plant Biology 4 Ed. LJLM Press.
Judd W.S., Campbell C.S., Kellog E.A. & P.F. Stevens (1999) Plant Systematics - A Phylogenetic Approach.
Sinauer Associates, Sunderland.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %