Biologia das Plantas

Código

0105834

Créditos ECTS

6

Objetivos

Conhecimentos: 

  1. História e âmbito da Biologia Vegetal; 
  2. Conhecer os principais sistemas de classificação de plantas;
  3. Conhecer a diversidade sistemática, estrutural e funcional dos principais grupos de plantas; 
  4. Compreender os mecanismos evolutivos que originaram as principais linhagens de plantas; 
  5. Compreender o significado de especiação; 
  6. Reconhecer espécies de plantas endémicas dos Açores; 
  7. Compreender a importância da Genética em estudos atuais de sistemática vegetal; 
  8. Compreender a importância do conhecimento e conservação de linhagens endémicas de plantas; 
  9. Reconhecer o potencial de espécies de plantas em fitorremediação e mitigação das alterações climáticas. 
Aptidões e competências: 
  1. Descrever e identificar espécimes da flora dos Açores; Construir um herbário de espécimes de plantas; 
  2. Participar ativamente em trabalho de grupo; 
  3. Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados; 
  4. Analisar, de forma crítica, pontos de vista científicos sobre a evolução dos principais grupos de plantas.

Programa

Conteúdos programáticos teóricos

I. Introdução à Biologia das Plantas

  1. História e âmbito da disciplina;
  2. Breve revisão de conceitos-chave sobre anatomia vegetal;
  3. Sistemas de classificação de plantas;
  4. Visão geral da evolução das principais linhagens de plantas.

II. Diversidade Vegetal e Sistemática

1. Bryophyta, Marchantiophyta, Anthocerotophyta, Lycopodiophyta e Monilophyta - Características gerais;
Ciclo de vida e reprodução, e.g. Marchantia, Selaginella, Pteridium; estudo do gametófito e do esporófito;
Diversidade existente em cada um dos principais grupos, com enfase em alguns casos mais relevantes;
Importância ecológica, económica e ambiental; Questões filogenéticas e evolutivas.

2. Espermatophyta

2.1. Cycadophyta, Ginkgophyta, Pinophyta e Gnetophyta - Características gerais; Reprodução e ciclo de vida
e.g. Cycas, Pinus; Diversidade e aumento de complexidade dentro do grupo; Questões filogenéticas e
evolutivas.

2.2. Magnoliophyta - Características gerais; Significado e importância das estruturas reprodutivas ovário, fruto e semente; dupla fecundação; mecanismos de dispersão de frutos e sementes; Ciclo de vida; Monocotyledones e Eudicotyledones com referência a linhagens basais e Magnoliids; diversidade morfológica, biológica, de formas de vida e de desenvolvimento; Principais famílias com interesse em termos de sistemática, economia e ambiente, e.g., Fabaceae, Solanaceae, Poaceae; Questões filogenéticas e evolutivas.

III. Genética, Evolução e Conservação

  1. Genética: Mutações, com enfase em alterações da ploidia; hereditariedade.
  2. Biologia Evolutiva: Evolução das plantas; conceito de especiação em plantas; caso dos Açores.
  3. Biologia da Conservação e Ambiental: Conservação da biodiversidade; estratégias e leis com enfoque nos Açores; Aplicações da fitorremediação na gestão ambiental; potencial papel das plantas na mitigação das alterações climáticas.

Conteúdos programáticos laboratoriais

  1. Diversidade estrutural e funcional;
  2. Principais adaptações da raiz, caule, folha, flor, fruto e semente;
  3. Descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores;
  4. Preparação de espécimes de herbário.

Métodos de Ensino

Ir-se-ão utilizar métodos centrados no docente para transmitir conhecimentos teóricos basilares, e métodos centrados no aluno, para facilitar a aquisição de aptidões e competências. Dentro da componente teórico-prática a discussão de três temas em grupos de 2-3 alunos e avaliação pelos próprios alunos em fórum (“aprendizagem pelo ensino”) valerá 15% da nota final. Ir-se-á também recorrer à “aprendizagem pela descoberta”, propondo-se a análise de um tema, sendo este o ponto de partida para a pesquisa de bibliografia atual sobre o tema, e apresentação oral dos conhecimentos obtidos pelo grupo (10% da nota final). A aquisição de conhecimentos teóricos será avaliada por intermédio de dois testes escritos cuja média corresponderá a 50% da nota final. A componente de prática laboratorial será avaliada por intermédio de um teste prático (25% da nota final).

Bibliografia

Evert R.F., Raven P.H. & S.E. Eichhorn (2012) Biology of Plants 8 Ed. W.H. Freeman.

Graham L.E., Graham J.M. & L.W. Wilcox (2024). Plant Biology 4 Ed. LJLM Press.

Judd W.S., Campbell C.S., Kellog E.A. & P.F. Stevens (1999) Plant Systematics - A Phylogenetic Approach.

Sinauer Associates, Sunderland.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %