Antropologia Biológica

Código

0101507

Créditos ECTS

6

Objetivos

A unidade curricular (UC) de AB insere-se no conjunto das disciplinas da área da Biologia dos Cursos do Departamento de Biologia. A UC tem como objetivos gerais: a) Conhecer as principais etapas da constituição da AB como ciência; b) Enquadrar os Humanos enquanto espécie biológica, reconhecendo-os como Primatas; c) Conhecer os diferentes tipos de dados em evolução humana, analisando as suas potencialidades/limitações; d) Reconhecer as características que distinguem os hominíneos dos restantes hominoídes; e) Descrever as principais etapas do percurso evolutivo dos hominíneos, enquadrando-as nos respetivos paleo-ambientes; f) Conhecer as características morfológicas e comportamentais mais relevantes dos principais grupos de hominíneos; g) Compreender o contexto evolutivo das principais características morfológicas e das histórias de vida dos hominíneos; h) Compreender a variabilidade nas populações humanas e as suas implicações, nomeadamente ao nível da dicotomia saúde/doença.

Programa

Sessões teóricas:

1. Introdução à Antropologia Biológica (A Antropologia Biológica como ciência).

2. O Homem como Primata (Características distintivas e classificação).

3. Dados em Evolução Humana (O registo fóssil; o registo biomolecular).

4. Os primórdios da Humanidade (Características distintivas dos primeiros hominíneos; o género Australopithecus e formas afins).

5. Os primeiros Homo (Critérios de inclusão no género Homo; registo fóssil do Homo inicial; as primeiras indústrias líticas).

6. A evolução do género Homo (O Homo ergaster; os primeiros hominíneos fora de África; o Homo neanderthalensis).

7. Origem e evolução do Homem Moderno (Modelos para a origem dos humanos anatomicamente modernos).

8. A variabilidade das populações humanas atuais (Padrões de diversidade humana, suas causas e implicações; noções de Ecologia Humana).

Sessões práticas:

1. Primatologia;

2. Introdução à Biologia do Esqueleto;

3. Somatologia: Variação no corpo humano;

4. Ecologia das populações Humanas.

Métodos de Ensino

As sessões teóricas consistem em aulas expositivas, nas quais se apela ao espírito crítico dos estudantes e à sua intervenção constante. São frequentemente usados moldes e visualizados filmes que ajudam na compreensão das várias características morfológicas dos grupos fósseis que vão sendo referidos ao longo do programa. O material de apoio audiovisual é cuidadosamente selecionado, e inclui imagens atualizadas relativas a fósseis e locais fossilíferos, entre outras. Nas sessões práticas os alunos manuseiam material osteológico humano e colocam em prática várias técnicas antropométricas.

Bibliografia

CUNHA, E. (2010). Como nos tornámos humanos, 154pp. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.

FRAGOSO, M. I. C. J. & M. F. S. VIEIRA, 2005. Cinantropometria. Curso Prático. Faculdade de Motricidade Humana Edições. Cruz Quebrada. XII + 160p.

JURMAIN, R., L. KILGONE, TREVATHAN, W., & H. NELSON, 2004. Essentials of Physical Anthropology, 5ª Ed. Wadsworth, USA.

LEWIN, R., 2005. Human Evolution: an illustrated introduction, 5ª ed. Blackwell Publishing, Oxford.

LIMA, M., 2006. Antropologia Biológica: Programa, conteúdos e métodos de ensino. Relatório apresentado para Provas de Acesso à Categoria de Professora Associada, Universidade dos Açores.

PITÉ, M. T. & T. AVELAR, 1996. Ecologia das populações e das comunidades: Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian.

Seleção de “Links” Internet:

www.indiana.edu/~primate/primates.html

www.talkorigins.org/faqs/homs/recent.html

www.anth.ucsb.edu/projects/human/

www.becominghuman.org

Método de Avaliação

  • 4 ensaios escritos - 15 %
  • Frequência - 35 %
  • Teste prático - 25 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %