Mecânica Aplicada I
Código
0105012Créditos ECTS
6Objetivos
Proporcionar aos alunos uma boa formação no domínio da Estática dos Corpos Rígidos, Geometria de Massas e Cinemática de Corpos Rígidos.
Programa
Introdução: Conceitos de Massa e Força; Acção e Reacção; Forças Externas.
Estática dos Corpos Rígidos: Momento de uma Força em relação a um Ponto e a um Eixo; Momento de um Binário; Sistemas Equivalentes de Forças; Equilíbrio de um Corpo Rígido a Duas e Três Dimensões; Cargas Distribuídas em Vigas.
Treliças: Treliças Simples e Espaciais; Métodos dos Nós e das Secções; Nós sujeitos a Condições Especiais de Carregamento.
Estruturas e Máquinas: Estruturas que deixam de ser rígidas quando separadas dos seus apoios; Atrito. Princípio dos Trabalhos Virtuais: Máquinas Reais; Trabalho de uma Força; Energia Potencial e Equilíbrio; Estabilidade.
Geometria de Massas: Centro de Massa; Momentos de Área e de Inércia; Tensor de Inércia.
Cinemática dos Corpos Rígidos: Rotação; Movimento Plano; Centro Instantâneo de Rotação; Aceleração Absoluta e Relativa; Movimento Geral; Movimento de uma Partícula em Três Dimensões relativamente a um Sistema de Eixos em Rotação.
Métodos de Ensino
A Classificação Final é formada por três componentes independentes de avaliação:
- Ensaios laboratoriais realizados em grupo, avaliados com base em relatório escrito (15%)
- Mini-testes individuais realizados em aula (35%)
- Exame Final escrito (50%)
As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas e trabalho laboratorial, reforçando-se a componente prática, a aprendizagem activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O modelo de avaliação incorpora elementos de avaliação contínua no âmbito da aprendizagem activa compatível com a redução significativa do peso de avaliação por exames.
Bibliografia
Vector Mechanics for Engineers: Statics and Dynamics, F.P. Beer, E.R. Johnston Jr., D. Mazurek, P.J. Cornwell, B. Self, 2019,McGraw-Hill Education; Engineering Mechanics: Statics; J.L. Meriam, L.G. Kraige, J.N. Bolton; 2018, Wiley.
Método de Avaliação
- Exame - 50 %
- Mini Testes - 35 %
- Trabalho laboratorial ou de campo - 15 %