Inglês
Código
0105925Créditos ECTS
2Objetivos
Inglês para o Curso Básico de Medicina ensina e melhora os conhecimentos da língua inglesa na área da Medicina. Os alunos terão de completar tarefas que levarão às competências em gramática, vocabulário, escrita e oralidade pertinentes à sua área de estudos e futuras responsabilidades profissionais.
Programa
- Aprendizagem e prática de terminologia médica, termos técnicos;
- Artigos técnicos e científicos relacionados com a área de estudos (leitura eficiente e activa);
- Escrita (resumos, relatórios, ensaios descritivos e de opinião, estrutura e organização de ideias);
- Oralidade (apresentações e discussões);
- Exercícios escritos e orais utilizando uma variedade de textos;
- Estruturas da língua inglesa através de exercícios gramaticais e lexicais;
Métodos de Ensino
A metodologia é predominantemente baseada em tarefas, o que pressupõe uma participação activa por parte dos alunos no decorrer das aulas. Durante as aulas, serão realizados vários exercícios práticos individuais, em pares ou em grupos, para que os alunos possam usar vocabulário técnico de medicina, compreender e explicar textos técnicos, escrever textos coerentes e bem organizados, expressar-se de uma maneira clara e fluente, e compreender inglês oral.
Os alunos terão textos de leitura diferenciados e relacionados com Medicina para um melhor desenvolvimento da sua compreensão da língua inglesa. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe. Os estudantes praticarão a linguagem adquirida para participar adequada e eficazmente nas discussões e tarefas.
Os alunos que obtiverem menos de 10 valores na avaliação contínua poderão ir a exame. O exame consiste em duas partes obrigatórias: uma escrita (50%) e outra oral (50%). São admitidos à prova oral, os estudantes que obtenham na prova escrita uma classificação igual ou superior a 8 valores.
Os alunos são obrigados a frequentar 75% do número de aulas, com excepção dos trabalhadores-estudantes. O incumprimento desta regra resultará em exclusão por faltas (o aluno perderá por faltas e não poderá ir a exame).
As tarefas de trabalho de casa serão publicadas no Moodle semanalmente para serem entregues no Moodle na data de entrega. Trabalhos em atraso não serão aceites.
Espera-se dos estudantes, respeito mútuo pelas opiniões e crenças de todos para que se possa desenvolver debates construtivos, dinâmicos e enriquecedores em ambiente de aula. Uma atitude de respeito é esperada na sala de aula.
Bibliografia
Glendinning, Eric and Ron Howard, Professional English in Use-Medicine, Cambridge University Press
Hewings, Martin, Advanced Grammar in Use 3rd Ed., Cambridge University Press, 2013
McCarter, Sam, Oxford English for Careers-Medicine 1 and 2, Oxford University Press, 2010
Learning Resources Portfolio: Textos e artigos seleccionados pelo docente
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Participação na Aula e Trabalho de Casa (textos em aula e exercícios de vocabulário) - 20 %
- Trabalho Oral - 30 %