Inglês
Código
0105925Créditos ECTS
2Objetivos
Inglês para o Curso Básico de Medicina ensina e melhora os conhecimentos da língua inglesa na área da Medicina. Os alunos terão de completar tarefas que levarão às competências em gramática, vocabulário, escrita e oralidade pertinentes à sua área de estudos e futuras responsabilidades profissionais.
Programa
1. Leitura: ênfase na leitura eficaz e na leitura ativa
2. Escrita: foco na estrutura e organização de artigos científicos
3. Expressão oral (pequenas apresentações, debates) e pronúncia
4. Comunicação com os doentes
5. Vocabulário médico, nomeadamente no que se refere a termos usados por leigos e termos profissionais, colocação e pronúncia
6. Vocabulário geral
7. Estruturas da língua inglesa (gramática).
Métodos de Ensino
A metodologia é baseada na abordagem por tarefas e centrada no aluno. Os alunos devem estar preparados para participar nas aulas, expressar as suas opiniões, fazer exercícios de gramática e vocabulário sobre terminologia médica e escrever pequenos ensaios/resumos sobre questões médicas.
Durante as aulas, serão realizados vários exercícios práticos individuais, em pares ou em grupos, para que os alunos possam utilizar vocabulário médico técnico, compreender e explicar textos técnicos, escrever textos coerentes e bem organizados, expressar-se de forma clara e fluente e compreender o inglês falado a um nível avançado.
Os alunos terão acesso a artigos variados relacionados com a medicina para um melhor desenvolvimento da sua compreensão da língua inglesa. A prática das quatro competências (ler, escrever, ouvir e falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe. Os alunos praticarão a língua adquirida para participar correta e eficazmente em debates e trabalhos.
Bibliografia
Glendinning, E. & Howard, R. (2018). Professional English in Use - Medicine. Cambridge University Press.
Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use. Cambridge University Press.
McCarter, S. (2010). Oxford English for Careers - Medicine 1 and 2. Oxford University Press.
Outros materiais serão disponibilizados no Moodle quando necessário.