Gestão das Organizações
Código
0200867Créditos ECTS
2.5Objetivos
Esta disciplina tem como objectivo principal dotar os alunos de uma visão do conjunto das matérias que constituem as diversas áreas de conhecimento na gestão de empresas com especial ênfase na componente organizativa e dimensão comportamental. Possibilitando aos alunos Identificar as principais características e contingências associadas à gestão das organizações. Pretende-se desenvolver nos alunos as seguintes competências Identificação de factores chaves para o sucesso de uma organização, capacidade de resolução dos problemas de forma inovadora, análise critica a soluções alternativas.
Programa
1. Objetivos da Função de Gestão
1.1. Papéis/Capacidades Fundamentais
1.2. Desafios Organizacionais (ORG)
2. Processo de Tomada de Decisão (TD)
2.1. Elementos na TD
2.2. Dimensão Humana
3. Motivação (MT) e Aprendizagem ORG
3.1. Teorias da MT
3.2. Processo de MT
3.3. MT e Aprendizagem Social
4. Liderança e o Processo de Comuni.
4.1. Lid. e Gestão
4.2. Substitutos à Lid.
4.3. Poder e Bases de Poder
4.4. Processo de Comunicação
5. Mudança e Desenvolvimento ORG
5.1. Principais Forças de Mud.
5.2. Processo de Mud. e Desenvolvimento
5.3. Elementos de Resistência à Mud.
6. Planeamento Estratégico
6.1. Definição e Processos de Planea.
6.2. Visão, Missão, Objetivos e Estratégias
6.3. Planea. Operacional
6.4. Implementação da Estratégia
7. Dimensões da Estrutura ORG
7.1. Aproximações ao Desenho ORG
7.2. Efeitos da estrutura sobre as operações
8. Sistemas de Controlo
8.1. Elementos do Con. Estratégico
8.2. Processo de Con. Estrat.
8.3. Medidas e Sistemas de Con.
8.4. Sistemas de Con. Financeiro
Métodos de Ensino
Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados. O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e vídeos. De modo a desenvolver capacidades de análise critica, identificação e resolução de problemas o docente irá servirse de estudo de casos/role-play e/ ou simulação. A consolidação dos temas abordados nesta cadeira é potenciada numa fase final com o projecto da cadeira desenvolvido pelos alunos de forma individual. A classificação final do aluno será baseada na classificação final do projecto da cadeira bem como na defesa e apresentação do mesmo
Bibliografia
Chiavenato,I, Administração nos novos tempos, Elsevier, 2005
Teixeira, Sebastião, Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2005
Freire, Adriano, Estratégia, Sucesso em Portugal, Verbo, 2006
Kreitner, R., Management, Houghton Mifflin Company, 2006
Mintzberg, Henry, Estrutura e Dinâmica das Organizações, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2010
Cardoso, Luís, Gestão Estratégica – e competitividade, Verbo, 2006 .
Porter, Michael E., Estratégia Competitiva, Editora Campus, São Paulo, 1986. Manuel Brazinha Firmino, Gestão das organizações, escolar editora, 2010 Dess, Lumpkin,Eisner, Strategic management, McGraw-Hill, 2006
Método de Avaliação
Projecto - 100 %